Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Defesa Civil Estadual alerta a população ribeirinha dos municípios que margeiam os rios e córregos influenciados pela Usina Hidrelétrica de Lajeado (UHE-Lajeado) quanto ao nível do Rio Tocantins que sofreu alterações a partir do dia 25/01 devido ao aumento da vazão difluente da Usina.

De acordo com Antônio de Almeida Figueiredo, responsável pela operação e manutenção da UHE, a medida foi tomada em decorrência do período chuvoso que se intensificou no mês de janeiro, sendo necessária a liberação de mais água por parte da usina.

Apesar da vazão registrada às 7h do dia 01/02 (4.742 m3/s) ser superior à vazão de alerta (4.000 m3/s), informamos que o valor de alerta foi estabelecido para que haja maior monitoramento, mas não é considerado emergência.

A Defesa Civil monitora a vazão defluente das Usinas Hidrelétricas de São Salvador, Peixe, Lajeado e Estreito, e divulga no documento que pode ser visualizado na íntegra no site da Defesa Civil Tocantins, no endereço http://defesacivil.to.gov.br/boletins-meteorologicos-periodo-chuvoso/.