Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

A partir de agora, Tocantins e Espanha irão intensificar a transferência de tecnologias e o intercâmbio de experiências na melhoria da carne bovina e ainda fomentar o comércio entre o Brasil e o país europeu. O Acordo de Cooperação Técnica, que garante isso, foi assinado na manhã desta sexta-feira, dia 1º, entre o Governo do Estado, por meio da Seagro – Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, e Associação Nacional da Raça Retinta e a empresa espanhola Tragsa. A programação fez parte do Seminário de Desenvolvimento Sustentável para Cooperação Amazônia Legal-Espanha, que ocorrerá durante todo o dia, na sala de reuniões do Palácio Araguaia, em Palmas.

Com a parceria, a empresa Tragsa, com sede em Palmas há dois meses, irá fornecer material genético para o projeto, que será implementado pela Seagro, visando divulgar os benefícios da raça retinta aos produtores rurais do Estado. A Seagro indicou a Universidade Federal do Tocantins para receber os sêmens e embriões, realizar o cadastro dos produtores interessados em cruzar a raça com o nelore, monitorar os resultados e realizar a pesquisa da raça na região. À Associação Nacional da Raça Retinta caberá garantir a pureza e seleção da raça Retinta no Estado.

De acordo com o secretário da Agricultura do Tocantins, Jaime Café, a retinta é resistente ao calor como o gado nelore, raça predominante no Tocantins, mas ainda conta com maior precocidade e sabor já aprovado pelo mercado europeu, o que irá facilitar possíveis comercializações. “Temos um rebanho de cerca de oito milhões de gado e vendemos para vários países estrangeiros, mas o mercado europeu pode ser um importante comprador”, disse o secretário.

O presidente da Tragsa, Miguel Gimenez de Córdoba, explicou que com a cooperação, espanhóis e tocantinenses poderão, sobretudo, trocar experiências sobre o setor pecuário. “Vamos contar para o Tocantins sobre nossos acertos e nossos erros também, sabendo que isso pode evitar que as mesmas coisas ocorram aqui”, falou o presidente, elogiando o Tocantins que tem clima e temperatura ideal e terras de muita qualidade para produção.

Presente no evento durante toda a manhã, o governador do Estado, Siqueira Campos, falou sobre a importância de parcerias para tornar o sonho do desenvolvimento com sustentabilidade algo real na vida de todos e agradeceu a visita da comitiva espanhola ao Estado.

Autoridades espanholas

O ministro da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente da Espanha, Miguel Árias Cañete, comentou que o encontro irá fortalecer as relações entre Brasil e Espanha e se colocou à disposição para contribuir com a viabilidade de futuras parcerias. “Defendemos que a cooperação deve ser praticada por ambos países para todos se beneficiarem da experiência que cada um possui”, disse, destacando que muitas tecnologias como a previsão de enchentes pode fazer a diferença para a produção de alimentos e que a Espanha tem muita experiência nisso, o que poderá otimizar a agropecuária brasileira. “A vinda da empresa Tragsa com certeza abrirá a porta para que muitas outras venham para o Tocantins e esperamos que essas parcerias sejam muito produtivas”, disse.

Durante a manhã, a conselheira Comercial da Espanha, Maria Amelia Valls, também fez uma apresentação sobre o papel da Secretaria Espanhola de Comércio          e enfatizou o interesse do país em receber investidores brasileiros. “Esta relação do Tocantins com a Espanha que estamos presenciando aqui, concretiza essa nossa vontade”, falou.

O embaixador da Espanha no Brasil, Manuel Hermoso, elogiou o Brasil que se tornou um dos países mais atrativos e positivos para relações internacionais, facilitando o investimento de estrangeiros, inclusive da Espanha, segundo maior investidor do mundo no Brasil. “Espanha é uma grande fronteira do mundo e por isso as empresas já atuam há mais de 200 anos, assim como áreas no Brasil, como Tocantins e Norte do Brasil”, comentou sobre o potencial da região amazônica, acrescentando que pretende visitar todos os estados brasileiros.

 Autoridades Nacionais

O diretor do departamento de Propriedade Intelectual e Tecnologia Agropecuária do Ministério da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento do Brasil, Hélcio Botelho, falou sobre as políticas desenvolvidas no País para desenvolvimento do setor agropecuário e ressaltou as potencialidades do Tocantins para a produção de alimentos. “O maior potencial de área irrigável está no Tocantins e isto mostra a capacidade de produção que temos aqui”, disse.

Já o secretário Nacional de Extrativismo e Desenvolvimento Rural do Ministério do Meio Ambiente, Paulo Guilherme Cabral, elogiou a iniciativa do Governo Estadual em mobilizar os estados da Amazônia Legal para discutir produção sustentável e estimular parcerias com empresários e Governo Espanhol. “É muito importante incentivar a produção, com sustentabilidade e respeitando o meio ambiente. Por isso fizemos questão de participar desse debate que é fundamental”, contou.

Café da manhã

A programação desta sexta-feira começou com visita da comitiva espanhola à sede da Seagro, em Palmas, onde empresários e autoridades foram recepcionados pelo secretário, Jaime Café e pelo secretário executivo, Ruiter Pádua. Na ocasião eles assistiram a vídeos sobre os potenciais agropecuários do Tocantins e também sobre o Prodoeste, um dos maiores projetos de irrigação do Brasil para a produção de alimentos. Logo após, participaram de um café da manhã com servidores da Seagro.

Seminário

Organizado pela Seagro e Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Tocantins, o Seminário visa estreitar a relação entre o Governo Espanhol e os estados da Amazônia Legal, com vistas a possíveis parcerias técnicas para o desenvolvimento de projetos na área de meio ambiente, agricultura, pecuária, infraestrutura e indústria. Estão presentes, além de representantes do Tocantins, secretários do Pará, Mato Grosso e Amazônia. No período da tarde, os representantes dos estados farão explanações sobre a produção agropecuária e meio ambiente, assim como apresentações de representantes de empresas espanholas. (Ascom/Seagro)