Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Projeto Manoel Alves em Dianópolis

Projeto Manoel Alves em Dianópolis Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Projeto Manoel Alves em Dianópolis Projeto Manoel Alves em Dianópolis

Técnicos do Ministério da Integração Nacional virão ao Tocantins para inspecionar os projetos de irrigação Gurita, situado em Itapiratins, e Manuel Alves, localizado em Dianópolis. As visitas ocorrerão a partir de terça-feira, dia 05. Os projetos são desenvolvidos em parceria entre o Governo do Estado, por meio da Seagro – Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, e o Governo Federal, através da Senir – Secretaria Nacional da Irrigação. 

O diretor de Irrigação e Drenagem da Seagro, Diego Cavalcante Fernandes, explica que no Gurita, na terça-feira, os técnicos irão vistoriar a finalização das obras e o processo de manutenção das instalações bombas e sistemas elétricos. O projeto de 203,8490 hectares para agricultura irrigada e 427 hectares para o cultivo de sequeiro está prestes a entrar em operação e será gerido pela Nova União Empreendimentos Ltda, contemplada pela concorrência de Concessão de Direito Real de Uso (CDRU), finalizada neste mês de janeiro. A fonte hídrica do Gurita é o Rio Tocantins. O contrato entre empresa e Seagro deverá ser assinado nos próximos dias.

Já no Manuel Alves, na quarta-feira, 06, os técnicos irão observar o andamento da gestão integrada e operação. O projeto, um dos maiores do País, conta mais de 3.700 hectares, divididas em 199 lotes para pequenos produtores e outros 14 empresariais. Através da microaspersão e gotejamento, os produtores cultivam abacaxi, banana, coco, mamão, maracujá e melancia.  

A equipe volta a Palmas no dia 07 de fevereiro para reunião com o secretário da Seagro, Jaime Café, para avaliação e validação do programa de gestão e operação dos dois projetos.