Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

O prefeito Carlos Amastha (PP) reúne-se, nesta quarta-feira, 6, em Brasília, com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, o secretário Nacional do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, Maurício Muniz, e o secretário Nacional de Aviação Civil, Vagner Bittencourt, para tratar das demandas levadas por Amastha, durante encontro com a presidente Dilma Rousseff na última quinta-feira, 31. Acompanha o prefeito, o presidente do Instituto de Planejamento Urbano de Palmas (IPUP), Luiz Masaru Hayakawa.

Amastha considera que essas audiências já são um resultado prático do encontro com a presidente, que, na ocasião, solicitou ao prefeito que encaminhasse os projetos para cada ministério correspondente e garantiu tratamento igual ao das demais capitais.

As audiências foram marcadas pelo próprio Gabinete da Presidência, uma vez que a presidente considerou os projetos estratégicos não só para o desenvolvimento da cidade como também para o País. “Estou extremamente satisfeito com isso, e com certeza, dessas próximas audiências, vamos trazer resultados ainda mais práticos. Certamente, teremos ótimas notícias para Palmas no que se refere ao desenvolvimento da cidade”, ressaltou.

Na audiência com Dilma, Amastha apresentou as questões imediatas e urgentes da cidade, como pavimentação, drenagem, mobilidade e transporte urbano. E também, os planos futuros da atual gestão, numa projeção para 20 anos. Isso inclui tornar a cidade um centro de referência em ciência e tecnologia e de energia limpa. A ideia é fortalecer as instituições de pesquisa existentes no Município, com transferência de recursos para pesquisas inovadoras de interesse público, que possam resultar na produção de conhecimento e tecnologia orientados ao desenvolvimento sustentável.

Amastha aproveitou para credenciar Palmas como a capital da Região do Mapito, que compreende a divisa dos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins. “Palmas está estrategicamente bem localizada e pode sim exercer esse papel nessa área relevante para o desenvolvimento do Brasil”. (Secom Palmas)