Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Cerca de 90 pessoas, dentre presidentes das associações locais e comunidade em geral, participaram da reunião comunitária realizada na feira coberta do setor Taquari na noite da última sexta feira , 1º de fevereiro. O evento foi realizado pela Superintendência de Polícia Comunitária em parceria com o 6º Batalhão da Polícia Militar, com o fim de mobilizar a comunidade para a composição de chapas a concorrerem à nova diretoria do Conselho Comunitário de Segurança - Conseg. Esse foi o primeiro passo para a reestruturação do Conseg do bairro.

O 1º tenente PM TO, Nascimento, coordenador de Ações Preventivas e de Aproximação com a Comunidade, fez explanação sobre a importância da participação comunitária no processo de promoção da segurança pública. Além disso, em sua palestra foram repassadas, aos presentes, orientações gerais referentes à composição e atuação do Conseg.

Na oportunidade, foi apresentado à comunidade o novo Superintendente de Polícia Comunitária, o coronel Jefferson Fernandes Gadelha, que vem trabalhando ativamente para a promoção da filosofia de polícia comunitária no Tocantins por meio de contribuições na elaboração e aprovação de duas Portarias e um Termo de Cooperação Técnica entre a Polícia Militar e a Secretaria de Estado da Segurança Pública firmando parceria na realização do Curso de Capacitação de Agentes comunitários de Segurança, a ter execução iniciada ainda neste primeiro semestre de 2013.

Em sua fala, o novo superintendente manifestou satisfação em ter sido “agraciado com esta tão importante função na atividade policial”. coronel Gadelha reforçou ainda a importância da participação ativa da comunidade junto aos órgãos de segurança pública. “Garante a nossa lei maior que a segurança pública é dever do Estado, mas também é responsabilidade de todos nós”, concitando aos presidentes que “se comprometam com o Conseg, para que juntos, policiais e comunidade, atuem proativamente na busca de soluções dos problemas locais”, finalizou.

A comunidade também participou ativamente da discussão levantando os problemas locais mais urgentes de segurança pública, os quais foram registrados em ata e farão parte da pauta das próximas reuniões em busca de priorização e resolução, com a importante ajuda da nova diretoria do Conseg a ser eleita brevemente.

O evento ainda contou com sorteio de brindes doados pela Secretaria de Estado do Trabalho e Assistência Social, por intermédio do secretário Agimiro Dias da Costa, que no evento, foi representado pela senhora Valtônia.

Também se fizeram presente, além da equipe de servidores da Superintendência de Polícia Comunitária, o 2º tenente Batista, representando o comando do 6º Batalhão da Polícia Militar; o 1º sargento Batista - Comandante da Base Comunitária do Taquarí; a senhora Sônia Mumdim – presidente da Associação dos Moradores de Taquarí; a senhora Elza – presidente da Associação das Mães de Taquarí; a senhora Ilma Jardim – presidente da Associação dos Idosos de Taquarí; o padre Adimar da Paróquia Imaculado Coração de Maria; dentre outros.