Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

O secretário de Estado de Relações Institucionais do Estado do Tocantins, Eduardo Siqueira Campos, representando o governador Siqueira Campos, acompanhou na manhã desta terça-feira, 5, o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, durante inauguração da UPA – Unidade de Pronto Atendimento 24 horas e a Unidade de Coleta Transfusional, em Porto Nacional.  

Ao lado do prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade, do deputado estadual Toinho Andrade, da secretária de Estado da Saúde, Vanda Paiva, e de outras autoridades, Eduardo Siqueira Campos comemorou a melhoria do atendimento à saúde em Porto Nacional com as duas obras e destacou a importância da UPA para o HGPP – Hospital Geral Público de Palmas. 

“A construção desta UPA é um sonho realizado para a população de Porto Nacional. Com esta obra, estamos melhorando também a vida do HGPP, que deixará de receber pacientes que podem ser atendidos nesta nova unidade de saúde”, afirmou.  

Eduardo Siqueira ratificou o anúncio do secretário Helvécio Miranda sobre a construção de um Centro de Especialidades em Porto Nacional e complementou que este serviço será estendido para outros municípios. “Em parceria com o governo federal, o Governo do Estado vai implantar ao todo oito centros de especialidades, que serão responsáveis por realizar todo tipo de exames, inclusive os específicos para as mulheres. É isso que o povo brasileiro e tocantinense espera e é isto que estamos fazendo”, afirmou Eduardo. 

Coleta de sangue

Representando o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, Helvécio Miranda participou da inauguração do novo Centro de Coleta Transfusional, que foi completamente reformado com recursos do governo federal e estadual, e anunciou a destinação de recursos para implantação com custeio total de uma unidade para hemodiálise em Porto Nacional.  

“Dentre todas as conquistas, temos que ter orgulho de ter transformado o sangue no patrimônio dos brasileiros, proibindo o comércio de hemoderivados e hoje somos a maior hemorrede pública do mundo. E tudo começa aqui, com a coleta de qualidade do sangue, profissionais qualificados e a boa vontade das pessoas”, afirmou.  

A secretária Vanda Paiva destacou que a coleta de sangue em Porto Nacional funcionava de modo improvisado e que a nova estrutura chegou num momento apropriado.  “Fizemos esta reforma completa da unidade, em parceria com o governo federal e estamos voltando à nossa coleta, principalmente nesse período antes do carnaval, em que todos os centros precisam de doadores. Pedimos à população que compareça e doe sangue para os que necessitam”, afirmou. (Secom)