Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Em visita ao HGPP - Hospital Geral Público de Palmas, na manhã desta terça-feira, 5, o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Junior, sinalizou com a possibilidade de parceria para ampliação de leitos no HGPP.

Representando o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, Helvécio Miranda Magalhães Junior esteve acompanhado da secretária de Estado da Saúde, Vanda Paiva, do diretor geral do HGPP, Paulo Faria e demais diretores da Unidade. Na ocasião, ele percorreu todas as dependências do HGPP, oportunidade em que viu de perto a realidade do maior hospital público do Estado, avaliação que inclui a possibilidade da unidade ser incluída no programa SOS emergências do Ministério da Saúde.

O representante do ministro da Saúde lembrou que está em estudo a ampliação de rede de urgência para o Tocantins, contemplando a Capital. “Estamos discutindo a ampliação da rede de urgência para o Tocantins, em especial para Palmas. Precisamos ampliar efetivamente os leitos de ‘retaguarda’, que são o ponto critico, e encontrar alternativas mais imediatas”, disse.

O Programa SOS Emergências é uma ação estratégia prioritária para a implementação do Componente Hospitalar da Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE), realizada em conjunto com os Estados, Distrito Federal e Municípios para a qualificação da gestão e do atendimento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) nas maiores e mais complexas Portas de Entrada Hospitalares de Urgência do SUS.