Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Aldemar Ribeiro / Secom

Foto: Aldemar Ribeiro / Secom

Policiamento ostensivo com reforço de 240 policiais nas cidades com maiores fluxos de foliões em busca de reprimir o uso de entorpecentes, embriaguês ao volante, uso de arma ilegal, furtos, infrações e perturbação da ordem. Assim será a Operação Carnaval Seguro - 2013, que a Polícia Militar do Estado do Tocantins realizará de 8 a 13 deste mês.

A segurança do cidadão é o foco principal da PM, segundo o chefe de Estado Maior e subcomandante da PM, coronel Gilberto Nogueira da Costa. “A gente sabe que é momento de descontração e de alegria, porém responsabilidade é dever de todos e a Polícia Militar cumprirá sua missão constitucional de fazer a prevenção para que este carnaval seja muito tranquilo”, destacou, acrescentando que “as maiores ocorrências ocorrem por excesso de bebidas e, para isso, faremos este ano mais abordagens, blitzen e orientações para os danos decorrentes disso sejam evitados”.

As cidades atendidas pelo policiamento serão Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Miracema, Pedro Afonso, Arraias, Xambioá e Dianópolis. Segundo o comandante do policiamento do Interior, coronel Luiz Carlos Barbosa Pereira, “estas cidades receberão reforço, mas isso não significa que as demais ficarão sem atendimento e muito menos fora dos circuitos não haja policiamento. Vamos manter o efetivo normal e destacar pessoal para trabalhar exclusivamente na área de folia”, enfatizou.

Na Capital serão três pontos de policiamento reforçado: Praia das Arnos, Taquari e Taquaruçú. “Estes locais foram escolhidos pela Prefeitura Municipal para receber atrações e para eles destacaremos efetivos ao mesmo tempo em que faremos blitzen principalmente nas saídas, verificando especialmente o uso do álcool ao volante”, explicou o comandante de policiamento da Capital, coronel Messias Lopes da Conceição Júnior, explicando que de um total de 240, 139 policiais ficarão em Palmas.

A programação das ações começou nesta terça-feira, 5, com o lançamento de uma campanha da Policia Militar em parceria com o Detran Tocantins. Nesta quarta e quinta-feira, 6 e 7 de fevereiro, tem as ação pré-carnaval e na sexta-feira, 8, os efetivos serão enviados para as cidades do interior para operação até o próximo dia 13. (Aldenes Lima / Secom)