Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Palmas Carnaval 2013 – Todos os Ritmos, Uma Só Alegria, realizado pela Prefeitura de Palmas, na Região Norte, no Setor Taquari e no Distrito de Taquaruçu  terá coleta seletiva de lixo reciclável e não  reciclável.

 

Os três locais escolhidos para a festa contarão com pontos de coleta, onde serão recolhidos plásticos, vidros, papéis e alumínios que podem ser reutilizados. O lixo não reciclável receberá a destinação adequada, sendo acondicionado corretamente e encaminhado ao aterro sanitário.

 

A iniciativa surgiu de parceria entre a Prefeitura de Palmas, a empresa Foz Companhia de Saneamento do Tocantins (Saneatins) e a Cooperativa dos Catadores de Lixo (Cooperan).

 

Serão instalados 100 coletores nos três pontos onde acontecerá a Festa de Momo, Taquari, Praia das Arnos e Taquaruçu, sendo cem coletores na cor azul (material reciclável) e cem na cor cinza (material não reciclável), com capacidade para 200 litros, cada.

 

Sobre a parceria, o prefeito Carlos Amastha ressalta que “é o início de um grande trabalho que queremos desenvolver no município, com foco na mudança de atitude quanto ao descarte do lixo de forma sustentável, aliado ao tratamento adequado desses resíduos.“

 

“O objetivo é incentivar a cultura da coleta seletiva e, ao mesmo tempo, contribuir para preservação do meio ambiente com atitudes sustentáveis”, explica Wagner Ferreira, Responsável pelo setor de Sustentabilidade na Foz Saneatins.

 

A mensagem será também reforçada em 20 mil leques que serão distribuídos aos foliões, com exemplos do que deve ser depositado em cada lixeira. Também serão instaladas placas informativas em locais de fácil visualização para que a população utilize corretamente os coletores de descarte dos resíduos.

 

O lixo coletado durante o Carnaval será destinado à Cooperan. O Presidente da Cooperativa, Otacílio Martins Cardoso, elogiou a iniciativa. “A coleta seletiva é algo inovador no Carnaval de Palmas e confirma a preocupação da gestão com o meio ambiente”.(Secom/Palmas)