Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação
  • Prefeito Laurez Moreira e Diego Agnolin durante abertura da reunião

Representantes de 18 municípios da Região Sul do Estado participaram nesta terça-feira (19/02) da primeira reunião do ano da Comissão de Intergestores Regional da Ilha do Bananal, que aconteceu em Gurupi. No encontro foram discutidas políticas públicas de saúde da região da Ilha do Bananal e pactuados os assuntos de interesse regional, proporcionando um fortalecimento da região em busca da melhoria da qualidade da saúde oferecida à comunidade. 

Os secretários municipais de saúde de Aliança do Tocantins, Alvorada, Araguaçu, Cariri, Dueré, Crixás, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Jaú, Palmeirópolis, Peixe, Sandolândia, Santa Rita do Tocantins, São Salvador, São Valério, Sucupira e Talismã, além dos técnicos da Secretaria Estadual de Saúde e também os representantes dos Hospitais Regionais de Gurupi, Alvorada e Araguaçu foram recepcionados pelo secretário municipal de saúde de Gurupi, Diego Agnolin, e do prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSB). 

Juntos os gestores debaterem ideias, propostas e ações que podem ser adotadas pelos municípios visando melhorar a qualidade da saúde oferecida pelos municípios. “Esta reunião é muito importante para que os gestores dos municípios possam trocar experiência, conhecer a realidade de cada município, as experiências que deram certo e as que não foram tão bem sucedidas, para que a gente possa discutir o melhor para cada um destes municípios”, afirmou Diego Agnolin, ressaltando que Gurupi é polo em saúde da região Sul do Estado. “Se cada cidade fizer a sua parte bem feita, vai desafogar muito Gurupi, porque muitos pacientes vêm para nossa cidade. Estamos trabalhando para regionalizar o Samu e a UPA para melhorar a qualidade do atendimento oferecido”, acrescentou. 

Para o secretário de saúde de Formoso, Raimundo Morais, este primeiro contado é primordial para nortear os trabalhos dos municípios. “Muito importante esta primeira reunião da CIR e Formoso está aqui para somar com o grupo, planejar as ações que precisam ser feitas na região. Estamos aqui para colher informações, mostrar a realidade do nosso município e apresentar propostas de melhorias”. 

O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, agradeceu a presença de todos e ressaltou que a união dos municípios poderá fortalecer ainda a saúde da região Sul. “Temos procurado fortalecer a nossa cidade para que Gurupi se torne um polo forte na saúde, porque os benefícios virão não só para Gurupi, mas para toda região. Gurupi vai ganhar um novo hospital regional, cuja área já foi doada pelo município, e o Estado vai construir ainda uma clínica de especialidades em nossa cidade, visando descentralizar a saúde e mostrando a boa vontade do Governo do Estado em apoiar o desenvolvimento dos municípios do interior”, afirmou Laurez. 

CIR

As Comissões Intergestores Regionais (CIR), anteriormente chamadas de Colegiados de Gestão Regional (CGR) são estruturas criadas pelo Pacto pela Saúde com o intuito de qualificar o processo de regionalização no SUS, garantindo o exercício da ação cooperativa entre os gestores nas regiões de saúde se constituindo espaço de governança em âmbito regional.  A nova nomenclatura foi dada a partir da publicação do Decreto Presidencial nº 7508 de 28 de junho de 2011. 

“Este grupo se reúne em meses alternados para discutir políticas públicas de saúde que venham interferir nesta região. Além de discutir e trocar experiências, o grupo também toma decisões. Na pauta desta primeira reunião, tratamos sobre legislação da área da saúde, planejamento regional, agenda de trabalho, entre outros”, destacou a responsável técnica pela Comissões Intergestores Regionais da Secretaria de Saúde do Estado, Cirilúcia Vieira.