Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

 O coletivo tocantinense da Rede Sustentabilidade, partido em formação que tem na ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva a sua liderança mais expressiva, escolheu ontem, 27, a sua coordenação estadual para cuidar dos trabalhos de coleta de assinatura pela legalização da agremiação partidária. Foram aclamados o sociólogo Sérgio Roberto Alves; o servidor público municipal Raimundo Carreiro; o economista Jordan Silva; o músico e líder do movimento estudantil Jonathan Rosa; a ativista do movimento indígena Narubia Werreria; a líder comunitária da região de Taquaralto Zuleica Negri e o radialista Walison Silva.

O advogado especializado em direito eleitoral e integrante da procuradoria geral do município de Palmas, Edmilson Júnior, foi o nome indicado pelo Tocantins para ser o responsável perante a justiça eleitoral pela homologação das assinaturas de apoio que forem coletadas nos próximos 90 dias.

No evento de ontem, os integrantes da Direção Nacional da #Rede, o jornalista Melck Aquino, e o líder estudantil Rafael Boff, repassaram aos presentes informações do registro do estatuto, programa e manifesto do partido perante a justiça eleitoral, com publicação no Diário Oficial da União, ocorrida na tarde de ontem em Brasília, e explanaram sobre os pontos programáticos que diferenciam o projeto ora em construção dos outros partidos políticos já constituídos.

Lançamento oficial da campanha

Os integrantes da Rede Sustentabilidade escolheram o dia sete de março, a próxima quinta-feira, 18h30, para a realização de um manifesto cultural de lançamento oficial da campanha pela coleta de assinaturas no Estado do Tocantins. Integram a comissão que vai definir o nome deste evento e a programação: Jonathan Silva, Narubia Werreria, a ouvidora do TCE-TO Juliana Arraes, o presidente do Sindicato dos Músicos Luciano Sousa e o produtor cultural JB Franca.

“Queremos fazer um evento que una música, teatro e vídeo, com exibições de depoimento de Marina Silva, Gilberto Gil, Wagner Moura, Eduardo Giannetti e Arnaldo Antunes. Claro que também com alguns poucos e rápidos discursos. E, nossas banquinhas estarão montadas para que as pessoas possam hipotecar o seu apoio em prol de nossa existência como partido”, explica Rafael Duarte Boff. O perito criminal e jornalista Gilvan Nolêto, presente ao evento, fez questão de frisar que “o tempo todo é preciso deixar claro para as pessoas que é um ato cívico de apoio pelo direito de existirmos enquanto partido, não se trata de uma filiação”.

Com a finalidade de organizar o suporte financeiro para a realização deste evento e produzir os primeiros materiais de divulgação da #rede no tocantins, como camisetas e banners, a plenária de ontem escolheu uma comissão de finanças formada pela pedagoga e servidora pública Ezirlene Ávila de Oliveira; o representante comercial Ney Guanabara e o economista Jordan Silva.

Formação Política

Para demarcar uma diferenciação dos outros partidos e demonstrar que querem qualificar os integrantes do coletivo tocantinense da #rede e ao mesmo tempo dar abertura para a sociedade civil em eventos públicos que contribuam com o debate político, o movimento convidou também alguns palestrantes para a realização de atividades de formação política. Elas se realizarão toda terça-feira no mini-auditório do Bloco 7 do IFTO, sempre a partir das 19h30. A programação ficou assim definida:

 ·      Dia 05 de março - Afinal, o que é sustentabilidade? – Com o engenheiro ambiental e colunista da CBN e do Jornal do Tocantins, Ramis Tetu.

·      Dia 12 de março – A história dos partidos políticos brasileiros e a #rede, com o sociólogo e professor do IFTO, Sérgio Roberto Alves.

·      Dia 19 de março – A reforma política. O que está em discussão e o que a #rede propõe de novo?. Tema a ser desenvolvido pelo corregedor-geral da PGE-TO e presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Deocleciano Gomes.

·      Dia  26 de março – Transparência pública e controle social, com a ouvidora do TCE-TO e integrante da Associação Brasileira de Ouvidores, Juliana Arraes.

·      Dia 02 de abril – O poder da comunicação e as redes sociais como instrumento, com o jornalista e consultor político Melck Aquino.

 Marina Silva no Tocantins

Por último foi dado o informe que ainda nesta semana a visita de Marina Silva ao Tocantins será agendada pela Comissão Executiva Nacional da #rede, mas que tudo indica que isto se dará após o dia 20 de março. A ex-ministra deve passar por Gurupi e Palmas. Araguaína ficará para uma segunda etapa, no mês de abril. “Vamos fazer eventos diferenciados daqueles atos políticos tradicionais. Além da parte cultural, convidaremos intelectuais e representares de setores da sociedade civil para provocações positivas para que Marina discorra sobre determinados assuntos, como sustentabilidade, combate à corrupção, a nova dinâmica dos movimentos sociais pelo mundo e as redes sociais”, declarou o jornalista Melck Aquino.

Quem tiver interesse em obter mais informações sobre a Rede Sustentabilidade ou mesmo ajudar na campanha de coleta de assinaturas pela legalização do partido pode acessar o site www.brasilemrede.com.br ou enviar e-mail para redetocantins@gmail.com.