Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Estudantes que se preparam para o vestibular da Universidade Federal do Tocantins não podem perder a oportunidade de participar da primeira edição de 2013 do projeto Literatura em Debate. O evento acontece nesta próxima quinta-feira, 7 de março, a partir das 19h30, no Teatro Sesc Palmas, com entrada gratuita.

Mais uma vez, o projeto vai contar com a participação do jornalista e escritor Tião Pinheiro, já que o livro “De sonhos e de construção” será cobrado no exame.  O professor Josafá, que dá aulas no Intensivão do Sesc Palmas, fará a mediação entre estudantes e o palestrante.

A promotoria de Literatura do Sesc, responsável pela mediação do debate, procura realizar o evento uma vez a cada semestre, sempre antes do vestibular da UFT. “Por saber que o estudo de uma obra literária é muito difícil, uma vez que o texto nos possibilita inúmeros olhares, o Literatura em Debate é uma oportunidade dos estudantes e pré-vestibulandos conversarem com o autor da obra e poder observar o texto pelos olhos do próprio autor”, comenta a promotora de Literatura, Geovana Lima.

Tião Pinheiro

José Sebastião Pinheiro, mais conhecido por Tião Pinheiro, natural de Monte Alegre de Goiás (GO) é jornalista, escritor e compositor. Formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e mestre em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra (Pamplona-Espanha) e Centro de Extensão Universitária de São Paulo (São Paulo), hoje ocupa o posto de Editor-Chefe do Jornal do Tocantins. É membro das Academias Tocantinense e Palmense de Letras.

É autor de crônicas, contos, artigos, poemas e compositor de músicas em parcerias com diversos compositores e junto com Léo Pinheiro e J. Bulhões, compôs a música “De passagem”, gravada por Oswaldo Montenegro e que dá título ao mais recente CD do músico.  Autor do livro de poemas De sonhos e de construção, lançado em 2008 em Palmas, Porto Nacional e Monte Alegre de Goiás; em 2011 em São Paulo; e em 2012 em Goiânia.

O Literatura em Debate será na próxima quinta-feira, 7, a partir das 19h30, no Teatro Sesc Palmas, com entrada gratuita.