Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Lia Mara

O deputado federal Eduardo Gomes foi empossado pelo Governador Siqueira Campos como secretário de Estado dos Esportes, na tarde desta quinta-feira, 7, no auditório do Palácio Araguaia. Em solenidade prestigiada por mais de 400 pessoas, entre autoridades do governo federal, congressistas nacionais, entre eles o deputado federal Romário (ex-jogador da Seleção Brasileira e campeão do Mundo em 94), parlamentares das bancadas federal e estadual tocantinenses, secretários estaduais e representantes de entidades da sociedade civil ligadas ao esporte. Na ocasião, o governador empossou também Olyntho Neto na Secretaria da Juventude.

Para o governador Siqueira Campos, a escolha de Eduardo Gomes para a Secretaria dos Esportes se deu devido ao bom trânsito que o parlamentar já tem em Brasília na captação de recursos para o Tocantins. Siqueira ressaltou a necessidade de mais investimentos para o setor. “Nós temos que ocupar as crianças e os jovens com as atividades saudáveis, retirando-os das ruas. Sem dúvida, o esporte cumpre um papel primordial nesse processo e é um setor que precisamos organizar”, afirmou.

O deputado federal Romário, eleito nessa terça-feira, 7, presidente da Comissão de Esportes e Turismo da Câmara dos Deputados, colocou-se à disposição para ajudar o Tocantins nos projetos para o Esporte e se disse aliado na luta para que Palmas seja sub-sede da Copa do Mundo e Copa das Confederações. “A posse de Eduardo Gomes dará maior visibilidade para os projetos esportivos tocantinenses e para incluir o Estado nesse grande momento que o esporte no país está vivendo”, afirmou.

Ministro apoia

Representando o Ministério do Esporte, o assessor Alberto Moraes leu mensagem em que o ministro Aldo Rebelo ressalta a importância de Eduardo Gomes para estreitar as relações entre Governo Federal e Estado. “Com o deputado no cargo de gestor do Esporte, o Estado estará bem representado e teremos apoio para cumprir um dos nossos objetivos, que é nacionalizar o esporte no Brasil”. Eduardo Gomes ocupou o cargo de primeiro secretário da Câmara dos Deputados quando Aldo Rebelo era o presidente da Casa.

Metas

Logo após a cerimônia de posse no cargo de novo secretário dos Esportes, Eduardo Gomes afirmou na tarde desta quinta-feira, 7, que a sua gestão na pasta vai continuar seguindo a tendência do Governo em trabalhar em conjunto com as outras secretarias e prefeituras. Para o início de suas atividades, o secretário fará um diagnóstico da área. “Nós queremos dar seguimento ao trabalho já realizado tanto no esporte competitivo, como ferramenta de educação e bem-estar social e para isso precisamos saber as prioridades”.

Na próxima semana o secretário se reúne com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, para buscar as condições que foram oferecidas na parceria com o Governo Federal. “Dentro dos recursos disponíveis, queremos captar o necessário para a construção de praças esportivas, a reforma do estádio Nilton Santos, ginásios e quadras poliesportivas”, afirmou o secretário.
Gomes frisou ainda a necessidade de planejamento para que o Estado possa passar uma imagem de credibilidade junto ao Governo Federal e conseguir captar os recursos necessários para alavancar as atividades esportivas no Tocantins. (ATN)