Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

O ciclista Renato Campinho é um ex-cortador de cana que saiu da cidade São Raimundo Nonato, no Piauí em 2005 e já percorreu cerca de 250 mil quilômetros pelo mundo, passando por mais de 50 países dos cinco continentes como – Espanha, Israel, México, Egito, Reino Unido e Turquia, entre outros tantos.

Na tarde deste último sábado, 9, o ciclista foi recebido pelo deputado estadual Wanderlei Barbosa e pelo vereador Marilon Barbosa, em Taquaruçu onde almoçou e permaneceu na residência do vereador.

A história de Renato Campinho já ganhou grandes reportagens em nível nacional nos principais programas jornalísticos e esportivos, como Jornal Nacional, Fantástico e Esporte Espetacular.

Ele chegou ao Distrito vindo do Jalapão, e segundo ele seguirá para Mato Grosso do Sul, e posteriormente irá para os Estados Unidos. Campinho explicou que tem dois objetivos, o primeiro é entrar para o livro dos recordes com a marca de 400 mil quilômetros pedalando e o outro é completar a volta ao mundo encerrando sua viagem na Nova Zelandia.

Renato Campinho que percorre o mundo sobrevive da solidariedade das pessoas por onde passa. Após ser acolhido, Campinho contou sua história ao deputado e vereador e recebeu a visita de muitos admiradores. Ele ficará hospedado na residência de Marilon Barbosa até na segunda-feira.

“Ao pedalar quero mostrar para as pessoas que a bicicleta é um meio de transporte ecologicamente correto, que não destrói o meio ambiente, assim como os veículos,” afirma o ciclista. Ele ainda comentou que em suas viagens procura levar uma mensagem de conscientização ambiental por onde passa.

Wanderlei e Marilon vão contribuir para que Campinho siga em frente com seu projeto. “Vamos ajudar ele a seguir sua viagem, pois leva uma mensagem de paz e em defesa do meio ambiente,” destacou Marilon Barbosa.