Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

No Tocantins uma das diversões mais comuns para a população no período quando as águas dos rios baixam o volume e aparecem às primeiras praias, é pescar ou reunir a família e amigos em acampamentos à beira dos rios, represas e praias.  Mas, segundo o Corpo de Bombeiros é preciso cuidado, pois as águas são imprevisíveis, perigosas e traiçoeiras, mesmo para nadadores experientes.

Após análises dos números de ocorrências relacionadas a afogamento, em período com liberação para a pesca e preocupado com essas práticas, que é uma cultura no Tocantins, o Corpo de Bombeiros dá dicas para as pessoas aproveitarem melhor os passeios, sem incidentes desagradáveis ou acidentes trágicos. 

Números

Os números apontaram que no período de novembro de 2011 a fevereiro de 2012 - meses em que se respeita legalmente a piracema - houve no Tocantins 14 afogamentos com seis mortes. Já entre os meses de março a dezembro de 2012, ocorreram 61 afogamentos com 45 mortes, ou seja, um aumento de 335%.

Dicas

· Antes de entrar em rio, lago, ou represa, observe a direção da correnteza.

· Não nade onde o nível da água ultrapassar a altura do umbigo.

· Mesmo lugares conhecidos, podem estar totalmente diferentes devido às últimas chuvas e cheias.

· Saia imediatamente da beira do rio se chover forte ou se perceber que choveu forte na nascente do rio. A vazão do rio aumenta em questão de minutos e os raios podem ser fatais.

· Se cair em alguma correnteza forte não tente voltar em direção à praia ou margem. Mantenha a calma e procure nadar paralelo à margem até achar um local mais raso e seguro.

· Após a refeição ou consumo de bebidas alcoólicas, jamais entre na água. Alterações repentinas da pressão arterial e câimbras podem provocar afogamentos.

· No caso de perder o controle do corpo em rio, nade no mesmo sentido da correnteza e procure avançar lentamente pelas laterais até alcançar as margens;

· Não mergulhe de cabeça em depósitos naturais de água, pois o fundo está em constantes transformações. O choque com o fundo pode causar de desmaios a sérios danos à coluna vertebral, expondo à vítima a afogamentos;

· Procure evitar mergulhos solitários. Sempre tenha uma companhia que possa ajudá-lo no caso de imprevistos;

· Jamais acampe à beira de rios e represas após um período de chuvas fortes. As comportas das barragens são abertas, aumentando a vazão dos rios em poucos minutos.

· Algumas pessoas tendem a ficar corajosas com a ajuda do álcool. Não se exceda.

· Em caso de acidentes e afogamentos, chame os Bombeiros (193) ou a Polícia Militar (190).

· Os bombeiros alertam ainda que quando estiverem com crianças e idosos, o cuidado deve ser em dobro, não somente com a correnteza dos rios e ondas nas praias, mas também com o calor.

· Em crianças é aconselhável usar acessórios como boias e coletes salva-vidas e mantê-los sempre por perto.