Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Seagro – Secretaria Municipal da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, por meio da Diretoria de Desenvolvimento Vegetal, participará neste sábado, dia 16, do Dia de Campo – Programa ABC – Agricultura de Baixo Carbono, em Pium, na Fazenda Trigueira, TO-354, quilômetro 25. O evento inicia às 8h30m, com encerramento para às 12 horas.

O objetivo do evento é incentivar e dar destaque à produção de grãos no Tocantins, principalmente da soja, milho e arroz, com ênfase na produção sustentável, utilizada no programa ABC – Agricultura de Baixa Emissão de Carbono. Na programação, constam atividades técnicas em duas estações, sendo abordados diversos assuntos, entre eles: Cultivares do Arroz em Terras Altas indicadas para o Tocantins; Integração Lavoura Pecuária – arroz como opção na reforma de pastagens degradadas, entre outras.

Participam também do Dia de Campo, o Mapa – Ministério da Agricultura, da Pecuária e do Abastecimento, a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, e a Fazenda Trigueira.

ABC

O Programa ABC, do Governo Federal, prevê o desenvolvimento de uma economia baseada na baixa emissão de gases de efeito estufa no setor agropecuário. Para isso, incentiva a adoção de tecnologias voltadas à obtenção de uma agricultura sustentável no País. O Tocantins foi um dos primeiros estados da Federação a aderir ao programa e à política agrícola do Governo, baseada na segurança alimentar, recomposição da cobertura vegetal e economia de baixo carbono.