Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Dicom UFT

Foto: Dicom UFT

Nesta quinta-feira, 21, e sexta-feira, 22, professores da UFT e da rede estadual e municipal, além de gestores e alunos irão refletir, debater e relatar experiências relativas ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no processo de ensino-aprendizagem, dentro do I Fórum de Tecnologia, Educação e Mobilidade da Universidade Federal do Tocantins. O evento contará com palestras, mesas-redondas e oficinas, e acontecerá no Campus de Palmas. A abertura será a partir das 8h30, no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica).

Tendo como base o Programa Um Computador por Aluno (Prouca), o Fórum terá como foco a integração das tecnologias ao currículo; a mobilidade e a portabilidade das tecnologias e do conhecimento. Conferências e palestras abordarão temas como educação e tecnologias, desafios para o século XXI; perspectivas de uso das tecnologias; políticas de inclusão digital na educação básica; o uso de laptops; além das demandas do Programa Um Computador Por Aluno.

O pró-reitor de Extensão e Cultura da UFT, George França, que também é coordenador do Programa Um Computador Por Aluno, destaca a importância da parceria UFT, Seduc e Undime, no processo de formação dos professores da rede estadual e municipal de ensino. “Essa primeira etapa de formação de professores foi muito satisfatória e a UFT vai continuar esse processo em 2013”, afirmou. França disse ainda que cerca de 500 professores foram formados.

O evento contará também com a presença de representantes do Ministério da Educação (MEC), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Unicamp/SP, Secretaria da Educação do Tocantins (Seduc), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o reitor Márcio Silveira, o pró-reitor de Extensão e Cultura George França, e outras autoridades acadêmicas. A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFT é responsável pela formação dos professores da rede municipal e estadual de ensino, no uso das tecnologias aplicadas à Educação.

Para mais informações acesse aqui a programação do I Fórum de Tecnologia, Educação e Mobilidade da UFT.