Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Começa nesta segunda-feira, 25, o período para agendamento de posses dos 567 nomeados do concurso do Quadro Geral do Estado no último dia 18. O serviço de agendamento não é obrigatório, contudo, é um procedimento que agiliza o processo. A posse terá início no próximo dia 1º tanto para os nomeados que fizerem o agendamento quanto para aqueles que optarem em procurar a Secretaria de Estado da Administração (Secad) sem o contato prévio.

O agendamento deve ser feito através do programa e-Posse, no site da Secad (http://www.secad.to.gov.br). A posse está acontecendo de segunda à sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, na sede da Secad, em Palmas.

Os aprovados no concurso do Quadro Geral podem preencher o Banco de Talentos, serviço criado pelo Governo do Estado que auxilia na identificação de afinidades profissionais. Disponível no site da Secad, o Banco de Talentos não é obrigatório, entretanto, facilita a administração estadual na escolha da lotação do servidor.

Como tomar posse

O atendimento inicial é na Junta Médica Oficial do Estado, onde o aprovado deve apresentar todos os exames e laudos médicos exigidos pelo edital.

O próximo passo é se dirigir ao Instituto de Gestão Previdenciária (Igeprev) para obter o comprovante de informações previdenciárias. Após essas etapas, os aprovados assinam o ato de posse na Secad.

O nomeado tem 30 dias, contados do ato de nomeação, para tomar posse. O prazo pode ser prorrogado, a pedido do nomeado, por mais 30 dias. Quem precisar de um prazo maior deve fazer o pedido de prorrogação através de formulário disponível no site da Secretaria.

Concurso Saúde

No último dia 18 também foram nomeados 266 classificados do cadastro de reserva do concurso da Saúde.

Não há o serviço de agendamento para os nomeados a partir desse certame, mas a Secad disponibilizou guichês exclusivos de atendimento. Todos devem apresentar os documentos e exames médicos listados no edital.

Novos servidores

Até a última sexta-feira, 22, o Governo do Estado já deu posse a 1.230 nomeados através dos concursos do Quadro Geral e da Saúde.

Somados aos 1.771 nomeados do concurso do Quadro Geral no último dia 15 de fevereiro, o Governo do Estado já convocou 2.338 aprovados no referido certame. Considerando os nomeados do concurso da Saúde em 18 de fevereiro com a lista divulgada em 18 de março, o número de convocados neste caso chega a 532.

Ao todo, nos dois concursos, o Governo do Tocantins já nomeou 2.870 novos servidores que farão parte do funcionalismo público estadual por ingresso através de concurso público. (ATN)