Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

O espetáculo Ritos e Rituais será apresentado ao público, pela Cia Contágius de Dança nesta terça, 26, no Teatro do Sesc Palmas, em dois horários, 16 horas, para o público infantil, e às 20 horas, para o público em geral. A entrada vale 1 kg de alimento não perecível e duas novas apresentações ocorrerão quarta, 27, nos mesmos horários.

Patrocinado pelo Prêmio Arnaud Rodrigues do Fundo Procultura do Estado, o projeto Ritos e Rituais é desenvolvido pela Associação Contágius - Cia de Dança e Teatro, que há cerca de 10 anos pesquisa a cultura tocantinense visando nesta montagem. A proposta do espetáculo é valorizar elementos que fazem parte da cultura tradicional, como a jiquitaia, a sússia, a vênia, os toques da caixa de folia, a catira, os fazeres artesanais, as estórias e histórias dos rios tocantinenses, as lutas seculares pela preservação da terra, a oralidade, as canções, bem como ladainhas e causos. Mas sem cair no folclórico.

Ritos e Rituais reúne elementos do ballet clássico, das danças contemporânea e afro-indígena e ainda dos ritmos tocantinenses. As bailarinas Daniela Campos, Liu Moreira e Verena Shultz e os músicos Dorivan Borges e Murilo Borges fazem, em 40 minutos, um passeio de Norte ao Sul do Estado, ilustrando e mapeando as suas tradições, manifestações e costumes.

Ficha técnica:

Espetáculo: Ritos e Rituais – Uma trilha pelo Araguaia e Tocantins

Direção geral e artística / coreografias: Meire Maria Monteiro

Coordenação executiva: Regina Reis

Bailarinas: Daniela Campos, Liu Moreira e Verena Shultz

Composições, voz e violão: Dorivan Borges

Percussão: Murilo Borges

Cenografia: Gabriel Côrtes

Iluminação: Lúcio Soares de Miranda

Produção e Gravação Musical: Marlos Garcia

Figurinos: Ana Mendonça

Confecção de Figurinos: Criatto/GO

Artesanato: Tereza Alves dos Santos

Apoio Cultural: Escola de Dança Espaço Contágius

Realização: Associação Contágius - Cia. de Dança e Teatro