Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O V Festival Cultural de Colinas do Tocantins e região está com as inscrições abertas. O festival é um evento cultural que busca valorizar os segmentos artísticos, sendo a junção do tradicional Festival de Música de Colinas do Tocantins, que neste ano de 2013 estaria em sua 14ª edição com os outros segmentos, sendo uma realização da Prefeitura de Colinas do Tocantins, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, por meio da Diretoria Municipal de Cultura e conta com a parceria do Governo do Estado.

A edição atual do festival tem como objetivo promover o intercâmbio cultural dos segmentos de dança e música e promover a troca de experiência entre artistas da região além de mobilizar a população de Colinas e região junto as ações e acontecimentos de expressão cultural.

O 5º Festival Cultural de Colinas e Região será realizado no período de 14 a 18 de maio, no Parque de Exposição Agropecuária Noir Inácio de Oliveira Newton, e acontecerá simultaneamente com a realização da 8ª Feira de Negócios e Agronegócios de Colinas do Tocantins (Fenecol).

Com dois segmentos, dança e música, o período de inscrições ocorrerá em datas distintas. A ficha de inscrição deve ser baixada no site da Prefeitura de Colinas do Tocantins, no item Informações, sendo o endereço na Internet: http://www.colinas.to.gov.br.

Dança

O V Festival Cultural de Colinas e Região - Segmento de Dança será nos gêneros Dança Urbana, Moderna, Clássica. Este ano, acontecerá em etapa única, a realizar-se no dia 17 de Maio de 2013.

O Segmento de Dança contará ainda, com os alunos da Rede Municipal de Educação, com a categoria infanto-juvenil. Podem participar crianças e adolescentes que estejam devidamente matriculados na Rede Municipal de Educação. A apresentação pode ser em qualquer um dos gêneros do Festival.

A premiação contemplará os três primeiros colocados em cada gênero, sendo que em Dança Urbana, Moderna e Clássica a premiação será de 500 reais para o primeiro lugar, 300 reais para o segundo lugar e 200 reais para o terceiro lugar. A categoria infanto-juvenil da Rede Municipal de Educação será premiada com 250 reais para o primeiro lugar, 150 reais para o segundo e 100 reais para o terceiro.

As inscrições poderão ser feitas, do dia 12 de abril ao dia 03 de maio, das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas na sede da Diretoria de Cultura ou por Sedex, via Correios, até o dia 02 de maio para a Diretoria Municipal de Cultura, situada na Rua Raul do Espírito Santo esquina com Av. Tocantins, no município de Colinas do Tocantins Nº 1256 com o CEP: 77760-000.

Música

O V Festival De Música de Colinas do Tocantins será dividido em quatro modalidades: Sertaneja, Livre e Gospel. Conta ainda com a categoria infanto-juvenil na modalidade Gospel e Livre.

Só poderão ser inscritos nas categorias, Gospel, Sertaneja e Livre, músicas já gravadas, editadas e divulgadas amplamente, pelas rádios e televisões, de qualquer ritmo ou estilo. Cada candidato poderá inscrever-se em apenas uma modalidade, com uma música.

As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 12 de Abril de 2013, presencialmente até o dia 24 de Abril de 2013, das 08 às 11 horas, das 13 às 17 horas na sede da Diretoria Municipal de Cultura.

A premiação irá contemplar os três (03) primeiros colocados em cada categoria. As primeiras colocações das categorias Gospel, Sertaneja e Livre irão receber 1.000,00 reais. Já os segundos colocados serão premiados com 600 reais e os terceiros colocados com 400 reais. Nas categorias infanto-juvenil Gospel e Livre serão premiados os três primeiros colocados, sendo 500 reais para o primeiro, 300 reais para o segundo e 200 reais para o terceiro.