Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A presidente do Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins – Miyuki Hyashida, reuniu-se na tarde desta última terça-feira, 16, com os prefeitos dos municípios que compõe o CI - Lago (Consórcio Intermunicipal do Lago) para apresentar o projeto Parque Aquícola do Lajeado, lançado pelo governador Siqueira Campos na sexta-feira, 12 de abril.

Durante a reunião a presidente falou sobre as potencialidades do lago e as políticas de incentivo do Governo do Estado para a implantação e desenvolvimento do projeto. “Somente através de um trabalho conjunto, entre governos e municípios, será possível impulsionar a produção do pescado no Tocantins”, afirmou a presidente destacando a importância do envolvimento dos gestores nesse projeto.

Segundo Miyuky Hyashida, para a implantação do Projeto Parque Aquícola, foi realizado um estudo minucioso em toda a extensão do Lago, que teve como finalidade delimitar as áreas do Parque, que foi divida em dez. Cada área ficará dentro dos municípios que foram impactados com a construção do lago.

Ainda de acordo com a presidente, o potencial de produção do Parque é de 150 mil toneladas de pescado por ano. “Esse projeto vai beneficiar pequenos, médios e grandes produtores, e desenvolver economicamente os municípios da região”, acrescentou.

Para o prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade, o Parque Aquícola é uma grande oportunidade  para colocar o Estado no cenário nacional. “O Tocantins é o estado das águas. Temos condições de quadruplicar a produção nacional de peixe, uma ótima localização, e tudo para poder crescer”, comemora Otoniel.

A reunião serviu ainda para sanar dúvidas dos prefeitos com relação a implantação do projeto, os licenciamentos ambientais e o processamento da produção, que ficará com Porto Nacional, pois já conta com uma indústria de processamento.

CI Lago

O Consórcio Intermunicipal do Lago é composto pelos municípios, de Palmas, Miracema do Tocantins, Tocantínia, Lageado, Porto Nacional, Brejinho de Nazaré e Ipueiras, que foram impactados com a construção da Usina Hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães e tem como objetivo discutir o andamento das pendências dos acordos formalizados com a Investco, empresa responsável pela construção, operação e manutenção da UHE Luis Eduardo Magalhães.

De acordo com Davis Miranda, representante do prefeito de Palmas, está marcada para o dia 23 de abril, próxima terça-feira, às 9h, no Paço Municipal uma reunião sobre o plano de trabalho do CI – Lago 2013, dentre os pontos a serem discutidos está o Projeto Parque Aquícola. (Ascom/Ruraltins)