Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Aldemar Ribeiro

Foto: Aldemar Ribeiro

O secretário de Relações Institucionais do Estado do Tocantins, Eduardo Siqueira Campos, entrou em contato com o site Conexão Tocantins na manhã desta terça-feira, 23, e afastou a hipótese da capital, Palmas, ficar fora do projeto da temporada de praias do Estado este ano.

Mais cedo o prefeito da capital, Carlos Amastha, se disse decepcionado pelo fato da Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins (Adtur) ter deixado Palmas de fora da lista com a relação de cidades do Estado que vão receber recursos e incentivos do governo estadual para a realização da temporada de praia. Amastha atribuiu a decisão a uma influência política em razão da ligação do presidente da Adtur, Omar Hennemann, com a senadora Kátia Abreu (PSD). “Não tem outra explicação”, disse o prefeito na oportunidade.

Eduardo Siqueira, entretanto, descartou a hipótese e lembrou que o governo do Estado tem uma agenda especial com a capital. Ele lembrou o primeiro encontro este ano, dos secretários de ambas as esferas de poder, para tratar de uma agenda comum. “Colocamos todos os secretários um na frente do outro”, disse o secretário, afirmando que Palmas ainda não foi inserida na lista porque ainda não se sabe qual a sistemática o prefeito vai aplicar na programação da temporada na capital. “Temos uma agenda com o município, com calendário”, frisou Eduardo.

O secretário de Relações Institucionais fez questão de destacar que todos os assuntos de Palmas estão merecendo um tratamento especial; “agenda onde discutimos projetos comuns, onde discutimos os assuntos de Palmas com a prioridade que a capital merece”, salientou.

Eduardo ainda afirmou que o Governo do Estado e Prefeitura de Palmas tem tempo pela frente para discutir o projeto comum para a capital. Segundo ele, ontem foi apenas o lançamento da temporada “na hora que este assunto cair na agenda comum vai ser processado”, disse Eduardo, salientando que a palavra "exclusão" deve ser afastada. “Estamos com uma agenda comum e temos apenas de inserir mais este item”, disse. O secretário Eduardo Siqueira Campos concluiu dizendo que a palavra é “inclusão” e que a Prefeitura de Palmas nem precisa oficiar o Governo do Estado sobre o tema.

Lançamento da Temporada de Praias

O Governo do Tocantins lançou nesta última segunda-feira, 22, o projeto para a Temporada de Praias 2013 com o tema “Tocantins de braços abertos”. Segundo a Adtur os municípios foram divididos em dois grupos. No grupo A estão os municípios mais visitados: Peixe, Pedro Afonso, Caseara, Araguacema, Araguatins e Araguanã. No grupo B estão Porto Nacional, Juarina, Lagoa da Confusão, Paranã, Tocantinópolis, Filadélfia, Formoso do Araguaia e Itaguatins.