Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Com o objetivo de preservar e resguardar a sanidade do rebanho tocantinense, a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), realizou nesta quinta-feira, 25, um rifle sanitário de 55 animais bovinos em uma propriedade no município de Colinas do Tocantins, a 250 km de Palmas. A operação recebeu o apoio da Polícia Militar, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e Agência de Máquinas e Transportes do Tocantins (Agetrans).

Segundo o assessor júridico da Adapec, Francisco de Assis Filho, os fiscais da Adapec chegaram até os animais após denúncia anônima no disque defesa, relatando que estes animais chegaram ao Tocantins com origem do Maranhão, sendo que este Estado possui status sanitário inferior ao Tocantins.

Após esta denúncia a Adapec imediatamente acionou as barreiras volantes e localizou a propriedade por onde passaram os animais em Barra do Ouro seguindo, segundo informações do proprietário, para o município de Palmeirantes. Porém, o destino correto seria o munícipio de Colinas do Tocantins.

Com a ajuda da Policia Civil de Colinas foi possivel localizar os caminhoneiros que transportaram os animais de Barra do Ouro, estes comprovaram que os animais cruzaram a fronteira do Maranhão com o Tocantins entre os municípios de Carolina/MA e Barra do Ouro/TO, Balsa do Bom Tempo, sem a emissão da Guia de Trânsito de Animais - GTA.

Depois de checar todas as informações os técnicos estiveram na propriedade e notificaram o proprietário para que apresentasse as GTAs dos animais. Vencido o prazo, e com a não apresentação de documentos, a Adapec lavrou o auto de infração e termo de destruição e os técnicos receberam a ordem para proceder o rifle sanitário dentro das normas de segurança ambiental. "A Adapec irá fazer um relatório completo detalhando toda esta ação e será encaminhado ao Ministério Público Estadual, porque houve crime que colocou em risco a saúde pública e a economia do Estado. Enquanto isso, a propriedade ficará interditada”. Ainda segundo o assessor jurídico será instaurada uma sindicância interna no órgão para checar se houve alguma falha no sistema.

Quando acontecem casos como este, o rifle sanitário é recomendado, conforme está previsto em Legislação Estadual. Lembrando que os rifles sanitários já aconteceram anteriormente em outros municípios do Estado.

Disque Defesa

Qualquer suspeita de irregularidades na área animal ou vegetal, bata ligar no Disque Defesa 0800-63 11 22. Todas as denúncias são averiguadas pela Adapec.