Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Tocantins deve ganhar em breve seu primeiro frigorífico para abate de ovinos e caprinos. O anúncio foi feito durante a manhã deste sábado, 11, pelo governador Siqueira Campos, durante sua visita ao último dia da Agrotins. Na ocasião o governador assinou um termo que autoriza a elaboração do projeto.

De acordo com o governador o projeto deve beneficiar agricultores familiares e pequenos produtores tocantinenses. A intenção é que o Governo do Estado contribua com o financiamento das primeiras matrizes para o início da produção.

Outra novidade anunciada pelo governador Siqueira Campos foi a  elaboração de projetos de infraestrutura no Centro Agrotecnológico de Palmas, incluindo o espaço utilizado para a realização da Agrotins. A intenção é estruturar redes de energia elétrica, de internet e cabos ópticos, água tratada, além da pavimentação asfáltica da área. “Este ano o evento foi um sucesso, mas no ano que vem eu não quero mais a lama. Nós teremos o asfalto e teremos também uma rede de fibra óptica que vai evitar as quedas de energia  na feira”, explicou ele, ressaltando que os investimentos têm como objetivo transformar a Agrotins em um feira de nível internacional.

O sucesso da Agrotins foi ressaltado pelo governador. Segundo ele todas as expectativas iniciais foram superadas. “Nós já batemos a meta de público que era de 75 mil pessoas e já conseguimos um montante de negócios de cerca de R$ 400 milhões”, disse.

O governador explicou que o sucesso nos números mostra que a feira já está consolidada. “Agora investiremos para dar a essa feira dimensões internacionais e para isso garantiremos melhores condições para os expositores e para o público visitante”, frisou o chefe do poder executivo.

Agricultura familiar

O fortalecimento da agricultura familiar no Tocantins foi destacado por Siqueira Campos que disse que o Governo do Estado pretende investir cerca de R$ 40 milhões na aquisição de máquinas e implementos agrícolas na intenção de beneficiar esse segmento. “Nós vamos fortalecer esses produtores melhorando a geração de renda e levantando a economia de várias regiões do Tocantins”, completou o gestor.

Agrotins

A Agrotins 2013 apresentou em um mesmo espaço todo o processo de produção juntamente com as tecnologias adotadas até a fase final que é a chegada às mãos do consumidor. Uma das novidades desse ano foi o Bosque do Mel, que mostrou as técnicas de produção utilizadas no Tocantins. Segundo o técnico do Ruraltins, Vando Cruz,  o espaço  teve uma grande movimentação de visitantes. “Aqui nós oferecemos orientações sobre a criação e manipulação de abelhas sem ferrão e conseguimos conquistar uma grande gama de pessoas interessadas no setor”, disse.

As orientações oferecidas pela feira beneficiaram produtores como Luiz Gonzaga dos Santos. O agricultor palmense esteve na Agrotins em busca de informações relacionadas à produção do mel. “Tenho uma chácara em Palmas e estou pensando em investir no setor, por isso vim aqui atrás de informações sobre manejo e custos”, falou Santos.

Além da satisfação dos visitantes, os expositores também comemoraram os bons resultados obtidos durante os cinco dias de Agrotins. O presidente da Associação de Apicultores de Nova Olinda (Apino), Charles Dias da Silva,  disse que conseguiu comercializar todo o estoque que trouxe para a feira. “Só não vendi mais porque não tinha, e além das vendas fiz contatos para a realização de negócios posteriores”, ressaltou.