Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Em comemoração aos 24 anos da capital do Tocantins, Palmas, a Academia Palmense de Letras (APL),  com apoio Fundação Cultural de Palmas, realiza um Sarau Literário nesta sexta-feira, 17, às 20h30, no quiosque do Portelinha, localizado na Quadra 108 Norte (antiga Arne 13). O evento lança o Projeto Crônicas Urbanas – Um olhar sobre o cotidiano de Palmas. 

Serão 24 crônicas publicadas em formato cartaz, redigidas por 14 autores, todos membros da Academia. Elas terão também uma impressão em PVC, compondo painéis que percorrerão a cidade, inicialmente, em locais como a Assembleia Legislativa do Tocantins, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Luterana (Ulbra), Secretaria Estadual da Educação (Seduc), Sebrae e feiras populares, além de outras universidades e diversos órgãos públicos. 

O Projeto Crônicas Urbanas tem como objetivo valorizar a produção literária da cidade de Palmas e estimular a leitura de textos narrando os conflitos, mistérios e prazeres do cotidiano da capital. Pretende-se apresentar os olhares dos escritores sobre as paisagens, tipos e locais característicos de Palmas que serão retratadas em crônicas escritas pelos membros da APL. 

Segundo o administrador de empresas e escritor Edson Cabral,  “o olhar poético critico e criativo dos autores literários da cidade precisam de ser ‘cutucados’, desafiados para urdir e se materializar nas crônicas de uma cidade amada, vivida e convivida pelos confrades e confreiras das letras e do simbólico. Um desafio fascinante e um presente da APL para registrar os 24 anos de amor, suor e lágrimas dos brasileiros que edificam essa cidade”, concluiu.