O Palacinho - Museu Histórico do Tocantins será reaberto nessa segunda-feira, 20, em Palmas. A solenidade de abertura está prevista para às 9 horas. A programação contará com apresentação da Orquestra Sinfônica Amor Perfeito, celebração ecumênica e apresentações artísticas.
Depois de sete anos fechado para visitação, o prédio passou por reforma, revitalização e reorganização do espaço. O museu vai abrigar o acervo antigo do Tocantins, como o mobiliário do primeiro gabinete do Governo do Estado e painéis que descrevem a história de sua criação, os movimentos pela separação de Goiás e emancipação; assim como as manifestações culturais como festas religiosas, quilombolas, indígenas e belezas naturais do Tocantins.
Dentre as novidades do museu reformado, está a biblioteca, com acervo de autores do Estado, e a loja de artesanato tocantinense. “Também foi feita uma sinalização na trilha ecológica do parque. Assim, o visitante poderá conhecer outros monumentos como a Capelinha, as árvores fossilizadas e o primeiro carro oficial do Estado”, explica Suane de Oliveira, assessora executiva de Museus e Memória da Secretaria da Educação e Cultura.
O prédio do Palacinho é de jatobá - madeira de lei abundante no Tocantins- e foi construído em 1990. O objetivo inicial era abrigar autoridades que visitavam a construção de Palmas. Depois, foi transformado na sede provisória do primeiro Governo do Estado, permanecendo como centro de decisões até 2002. Com a mudança da sede do Governo para o então recém construído Palácio Araguaia, o local tornou-se museu.
“A reabertura desse espaço tem uma importância muito grande por ser um patrimônio que precisa ser divulgado e preservado. A população, não só de Palmas, mas de todo o Estado estava sentindo falta de visitar o Palacinho”, comenta Suane.
Visitação
O Palacinho ficará aberto para visitação ao público todos os dias das 8 às 18 horas. Visitas guiadas para grupos turísticos e escolas também poder ser solicitadas e agendadas. (ATN)