Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação Luzes foram acesas na noite dessa quinta-feira, 25, pelo Instituto Amigos do Palacinho Luzes foram acesas na noite dessa quinta-feira, 25, pelo Instituto Amigos do Palacinho

Com a presença de um pequeno grupo do Instituto Amigos do Palacinho, foi inaugurada a decoração de Natal do museu, adornado pela primeira vez para a data. Foram instaladas luzes coloridas nas árvores do entorno do prédio principal, o contorno do museu e a capela de Santa Rita de Cássia. A decoração ficará aberta à visitação a partir desta sexta-feira, 26, até às 21h, sendo que a partir das 18h, os visitantes terão acesso apenas a área externa do museu.

Wagner Praxedes, idealizador do Instituto Amigos do Palacinho informou que a decoração foi feita com a ajuda dos integrantes do grupo. “Nós decidimos decorar o Palacinho como uma forma de homenagear os visitantes, fazendo honra a essa data especial que é o Natal”, disse. A prefeitura de Palmas e a Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto) colaboraram e apoiaram a instalação da decoração no museu Palacinho.

No momento da inauguração da iluminação, o cantor Relmivan Milhomen fez uma apresentação em voz e violão aos presentes, entre eles a bailarina e coreógrafa Meire Maria e o arquiteto Eduardo Rodrigues, que elaborou todo o designer de restauração do museu Palacinho para a sua reabertura, em 19 de novembro de 2019.

História 

O Museu Histórico do Tocantins, mais conhecido como Palacinho, foi a primeira sede do Poder Executivo do Governo do Tocantins, tendo sido o primeiro edifício construído em Palmas. Feito em madeira de jatobá, o Palacinho encontra-se na parte alta da cidade, permitindo ao visitante contemplar parte da cidade.

Sua administração está a cargo do Governo do Estado, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), em parceria com o Instituto Amigos do Palacinho.

Além de manter ambientes originais, como o Gabinete do Governador, o Palacinho abriga exposições, Sala Multiuso, Sala de Leitura.