Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) está investigando um possível surto de infecção bacteriana na região Centenário e Recursolândia. Pessoas que participaram de um velório na Fazenda São Félix, na zona rural próxima aos municípios apresentaram os sintomas de febre alta, vômito, dor abdominal, tosse, fraqueza e cansaço. A Sesau orienta para que todos que estiveram no local e que sentirem os sintomas procurem a unidade de saúde mais próxima de sua casa.

Ainda não há confirmação das possíveis causa, mas a suspeita é de leptospirose.

Até o momento 17 pessoas procuraram os hospitais estaduais apresentando o quadro sintomático relatado acima após terem participado do velório no dia 4 de maio. Dos 17 pacientes, oito receberam atendimento e foram liberados, sendo agora acompanhados pelas Unidades Básicas de Saúde. Outras nove pessoas estão internadas, sendo quatro no Hospital Regional de Pedro Afonso, dois no Hospital Regional de Guaraí e três no Hospital Geral de Palmas. Todos eles passaram por exames e estão recebendo atendimentos.

A Sesau esclarece que os dois óbitos ocorridos na região no mesmo período também estão sendo investigados e, portanto, ainda não se pode afirmar que tenham relação com o possível surto.

A Secretaria da Saúde já investiga in loco quais as possíveis causas. Os exames dos pacientes foram enviados para laboratórios de referência fora do Estado.

A Sesau está tomando todas as providências para esclarecer as causas e também para evitar que outras pessoas adoeçam.