Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Valério Zelaya

Foto: Valério Zelaya

“A vinda a Palmas sempre nos traz boas novas”, afirmou o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, durante o Encontro Estadual de Novos Prefeitos e Prefeitas na manhã desta quarta-feira, 29. Na ocasião o ministro destacou, ainda, ações e projetos para habitação, saneamento, moradia urbana, programas urbanos e de acessibilidade do Governo Federal.

Em sua palestra, o ministro afirmou que conhece as dificuldades dos municípios e garantiu a parceria do ministério. “Nós sabemos das dificuldades e queremos colaborar para soluciona-las”, ressaltou.

Entre as principais ações, Ribeiro destacou investimentos na área de habitação e pavimentação. O ministro falou, também, de alguns investimentos já realizados em Palmas e em todo o Tocantins.

Minha Casa Minha Vida

“Com o programa Minha Casa Minha Vida, no Tocantins já investimos R$ 828.260.932,00 e só em Palmas já totalizamos o valor de R$ 269.434.789,00. No total, 6.800 unidades habitacionais já foram entregues. Em saneamento já foi investido cerca 1,5 bilhões no Estado e vamos continuar buscando melhorias para os municípios”, afirmou o ministro.

Sobre a importância do evento, Aguinaldo Ribeiro alertou para o conhecimento de como os prefeitos podem buscar recursos. “Estamos aqui no sentido de avançar no processo do desenvolvimento dos municípios brasileiros. O Governo Federal não está apenas disponibilizando o recurso, mas orienta e trabalha como parceiro. Nossa equipe está aqui para capacitar, e esse momento é único para o desenvolvimento das cidades”, explicou.

PAC 2

O ministro, também, alertou sobre os prazos do calendário para solicitação de recursos e projetos no Ministério das Cidades. “Temos um calendário federal e é necessário estarem atentos. O prazo para entrega final dos documentos, para os prefeitos que inscreveram os municípios no PAC 2, se encerram no próximo dia 31 de maio”, alertou.

Conferência das Cidades

O ministro encerrou a palestra convidando para a 5ª Conferencia das Cidades, que acontece em novembro.  “Vamos defender as diretrizes públicas para melhorias e desenvolvimento das cidades”, afirmou. (Secom Palmas)