Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O Governo do Estado, por meio da Seagro – Secretaria da Agricultura e Pecuária, como apoiadora do ‘I Leilão de Progênies de IATF – Inseminação Artificial por Tempo Fixo - e Repasse do Tocantins’, apresentará algumas crias do Projeto de Ação de Melhoramento Genético do Rebanho Tocantinense, durante o evento. O Leilão será realizado no dia 2 de junho, a partir das 13 horas, no Sindicato Rural de Paraíso do Tocantins.

O projeto de Melhoramento Genético teve início em 2008 e já atendeu 328 produtores, protocolando 17 mil matrizes em 43 municípios tocantinenses. De acordo com o médico veterinário e assessor executivo de Desenvolvimento Animal da Seagro, Claudio Sayão Lobato, a apresentação faz parte das ações do projeto, visando realizar cinco mil procedimentos de IATF, até dezembro deste ano. “Um número três vezes maior do que os atendimentos anuais anteriores e, esta apresentação tem como objetivo de mostrar aos participantes do leilão o resultado do programa, da melhor forma, com as progênies no tatersal”, ressalta.

O assessor executivo ressalta que as ações de melhoramento genético garantem maior produtividade dos animais, reduzindo custos dos produtores com touros, por exemplo. Para participar, o produtor deve apresentar comprovantes de vacinação do rebanho e de exames, além de mencionar o peso, a idade das matrizes e confirmar sobre a questão sanitária e nutricional do rebanho. “Todas as informações devem ser repassadas ao escritório do Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins no seu município ou na sede da Seagro, em Palmas”, adiantou.

Projeto

O trabalho é realizado por meio do laboratório móvel de reprodução animal com a finalidade de multiplicação de caracteres desejáveis como a produção de leite, através de animais melhorados geneticamente. As atividades de campo envolvem as seguintes etapas: sensibilização e mobilização de produtores, seleção de propriedades e matrizes, aplicação da técnica e verificação de resultados. (Ascom Seagro)