Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A partir desta segunda-feira, 574 nomeados na terceira lista de aprovados no concurso do Quadro Geral do Estado já podem tomar posse. Para evitar filas, o candidato deve agendar a posse pelo site da Secretaria de Estado da Administração (www.secad.to.gov.br). O agendamento está disponível desde a última quarta-feira.

O economista doméstico Rynelands Silvestre, de Rio Formoso, no litoral pernambucano, veio ao Tocantins exclusivamente para assumir a vaga no executivo estadual. Ele passou para o cargo de extensionista rural em Gurupi e comemorou a posse no Governo do Estado. “É um sonho realizado. Eu espero ser encaminhado ao Instituto Rural do Tocantins (Ruraltins) onde poderei exercer minha atividade, para a qual me formei”, disse. Um dos principais fatores que chamou a atenção do novo funcionário público foi a tranquilidade que o Tocantins ainda oferece. “Em Recife é aquela panela de pressão e aqui é tudo mais tranquilo”, comentou.

Aproveitando a facilidade do agendamento na posse, a estudante de Física, Fernanda Paes de Sousa Machado, aprovada para o cargo de assistente administrativo no município de Araguaína, frisou a facilidade no processo com o agendamento da posse. “Eu agendei minha posse no site, fui à Junta Médica e aqui foi rápido. Eu cheguei e já fui chamada”, frisou.

Já a administradora de empresas, Lua Capelli, recém empossada na Secretaria de Estado da Infraestrutura, alertou outros nomeados para a listagem de documentos necessários para a posse. “Aqui foi tudo simples, rápido e prático. Mas eu estou com a documentação separada desde o dia 17. É importante às pessoas providenciar toda a documentação com antecedência”, disse. Mesmo tendo 15 dias para começar a trabalhar, Lua frisou que pretende iniciar ainda hoje em seu novo trabalho.

Posse simplificada

A posse simplificada foi implantada pelo Governo com o intuito de facilitar os procedimentos para que os candidatos tenham acesso às vagas. Para agendar a posse, os interessados devem acessar o local de agendamento no site da Secad. Após, é necessário apresentar os exames médicos na Junta Oficial do Estado. Em seguida, o candidato deve ir ao Instituto de Gestão Previdenciária (Igeprev) para solicitar o comprovante de informações previdenciárias; e por último assinar o termo de posse na própria Secad.

Cabe ressaltar que o agendamento de posse não é obrigatório para que o candidato ingresse no cargo. Contudo, a secretaria alerta que o processo digital facilita o procedimento. No entanto, o candidato que estiver de posse de toda a documentação exigida por edital poderá comparecer a qualquer momento ao departamento de posse na Secretaria da Administração e dar entrada no processo.

Prazo

De acordo com a Secad, o nomeado tem 30 dias, contados do ato de nomeação, para tomar posse. O prazo pode ser prorrogado, a pedido do nomeado, por mais 30 dias. Quem precisar de um tempo ainda maior, deve fazer o pedido de prorrogação através de formulário disponível no site da Secretaria. Também é importante lembrar que após a posse o novo servidor tem 15 dias para começar a trabalhar e esta mesma data será contada para fins de pagamento do primeiro salário. (ATN)