Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Valério Zelaya

Foto: Valério Zelaya

Durante reunião, que aconteceu nesta última quarta-feira, 5, com o Conselho Empresarial do Tocantins (CET), empresários discutiram com o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, a visita ao Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codem) de Maringá – PR. A viagem está prevista para acontecer entre os dias 19 e 22 de junho.

O prefeito vai acompanhar o grupo que tem como objetivo conhecer a experiência prática do Conselho que é exemplo de classe economicamente fortalecida. Amastha destacou a importância do conselho para o desenvolvimento de Maringá. “O comércio que determina a política da cidade. É de fundamental interesse para qualquer gestor ser parceiro do Codem, pois é responsável pelo desenvolvimento da economia e geração de emprego da cidade”, afirmou o gestor.

A empresária e diretora do Nacional Shopping, administradora do Maringá Park Shopping Center, Sofia Avny, que também participou da reunião, destacou as ações do Conselho e pediu que os empresários se empenhassem para a valorização de Palmas. “É preciso que o empresário motive o consumidor palmense para comprar na capital e proporcionar condições que sejam fiéis ao comercio daqui”, ressaltou.

Demandas 

Ainda foram discutidos, na ocasião, os possíveis custos do videomonitoramento, uma parceria pública e privada, para monitorar vias públicas e locais das empresas. Entre as demandas apresentadas, também, destaca-se as ações para a temporada de praia deste ano, conclusão da obra do Parque do Povo e os projetos para o comércio da Região Sul, em Taquaralto.

Os empresários questionaram, também, as funções da subprefeitura e a previsão para o hopping a céu aberto do local. Segundo o chefe do poder executivo, o projeto para o shopping a céu aberto já está sendo elaborado e destacou ainda a reunião com o Ceo da BRMALLS, Carlos Medeiros, e com o presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Luís Fernando Pinto Veiga, que demonstraram interesse em abrir um Shopping na Região Sul da Capital. 

Amastha disse dos impactos positivos do projeto. “Nosso objetivo é trabalhar para atrair a implantação de projetos que gerem emprego, renda e valorização para Palmas. Esse empreendimento, em especial, trará um impacto muito positivo junto à população da região Sul, gerando oportunidades e qualificação profissional, que contribuem para a melhoria da qualidade de vida do palmense”.

O prefeito explicou que para essa temporada de praia, já foi concluído a instalação das telas de proteção e está realizando colocação de areia. “Ainda para esse ano contamos com uma programação rica de cultura e esporte”, afirmou Carlos Amastha, que destacou ainda que os processos de licitação para revitalização das praias já foram assinados. 

Ficou definido que a próxima reunião acontecerá no próximo dia 6 de agosto, no qual será definida uma data para apresentar aos empresários de Taquaralto o projeto do Shopping a Céu Aberto.

Presentes

Participaram da reunião os secretários de Finanças, Claudio Schüller, de Governo e Relações Institucionais, Tiago Andrino, de Segurança, Defesa Civil e Trânsito, Coronel Ribamar Pereira, de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Borges da Silveira, e o presidente do Instituto de Planejamento de Palmas, Luiz Masaru. Participaram também os secretários executivos de Meio e Desenvolvimento Urbano, Evercino Moura, e de Infraestrutura e Serviços Públicos, Luciano Carvalho.