Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Cleuber de Souza

Até o final deste ano devem ser concluídos os projetos executivos relacionados à infraestrutura hídrica da primeira etapa do Prodoeste - Programa de Desenvolvimento da Região Sudoeste do Tocantins. A assinatura da ordem de serviço para início dos trabalhos foi feita pelo Governador do Estado, Siqueira Campos, pelo secretário da Seagro – Secretaria da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, e pelo presidente da UGP – Unidade de Gerenciamento do Prodoeste, José Inácio da Silva Filho.  A assinatura ocorreu na manhã deste último sábado, 08, na Fazenda Canastra, município de Pium, a 181 km de Palmas.

Os projetos serão executados pelo consórcio vencedor da licitação internacional, que é formado pelas empresas ‘Engeplus Engenharia Ltda’ e ‘Água e Solo Estudos e Projetos S/S Ltda’. O consórcio tem prazo de 18 meses para conclusão total dos trabalhos. O contrato firmado é no valor de R$ 6.856.659,65 e foi assinado na sexta-feira, dia 06, em Palmas.

O engenheiro civil Fernando Fagundes, da empresa Engeplus, explicou que os serviços topográficos na região, bem como de análise do solo e sobrevoos para diagnóstico da área começam ainda neste sábado, dia 08. “Nossa equipe já sai em campo para início dos trabalhos. Queremos concluir até novembro, para que a obra seja licitada e possa ser iniciada já no próximo ano,” disse, acrescentando que a partir daí o consórcio iniciará os projetos referentes à infraestrutura das estradas vicinais e de saneamento básico do município de Pium.   

Os projetos executivos, previstos no contrato firmado entre Governo do Estado e BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, em agosto de 2012, são referentes à barragem de acumulação P8 e três barragens elevatórias de nível no curso do Rio Pium e uma elevatória no Riozinho, bem como projetos básicos de recuperação de rodovias vicinais rurais e de melhorias na infraestrutura de saneamento da cidade de Pium. O valor total do contrato de empréstimo do Governo com o BID é no valor de US$ 99 milhões.  

Em seu discurso, o governador Siqueira Campos ressaltou a capacidade produtiva da região e conclamou a todos a “construir barragens, lagos, porque não podemos aceitar que ninguém passe fome neste Estado. Temos que utilizar o que Deus nos deixou e utilizar bem”. Siqueira Campos comentou ainda sobre a importância da produção agrícola aliada à conservação ambiental, enfatizando que é preciso unir esforços em torno da preservação dos rios que cortam o Tocantins.

Produção

O secretário da Seagro, Jaime Café, falou sobre os impactos do Prodoeste para o Estado e para a região beneficiada. O projeto é considerado um dos maiores de irrigação do mundo. “Hoje temos dez mil hectares esperando o projeto para serem beneficiados. O Prodoeste é algo totalmente viável e o retorno será com a produção agrícola. Falo com emoção, com alegria, pois viver este momento é muito importante. Com o governador, começamos esta etapa do projeto que irá proporcionar algo muito positivo para o Tocantins”, declarou. 

Já o secretário das Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, relembrou as dificuldades que o Governo encontrou para a aprovação do projeto junto ao BID e ressaltou que “agora não haverá mais tempo de muita chuva ou pouca chuva, com o projeto haverá água o ano inteiro para produzir”. 

Impacto econômico

O local da fazenda onde ocorreu o evento neste sábado será um dos impactados pela barragem P8, que terá capacidade para armazenar 180 milhões de metros cúbicos de água. O proprietário da área, João Trindade, faz planos para o aproveitamento do benefício. Ele terá cerca de 130 hectares impactados com a barragem e pretende produzir hortaliças e frutas nos 600 hectares que serão beneficiados. Atualmente, na propriedade, Trindade planta seringueira e cria gado.

O prefeito de Pium, Manoel Palma, agradeceu ao Governo do Estado pela realização do Prodoeste. “O programa objetiva ampliar a atividade econômica e capacidade produtiva, trazendo desenvolvimento econômico de forma sustentável. Esse programa contribuirá para o desenvolvimento da cadeia produtiva, do agronegócio e do lazer. O município de Pium está de braços abertos para receber esse grande investimento”, destacou o prefeito.

Prodoeste

O Prodoeste está estruturado em três componentes, sendo o primeiro com a infraestrutura produtiva e complementar; o segundo com a promoção e apoio ao desenvolvimento regional e o terceiro na gestão ambiental e de recursos hídricos e fortalecimento institucional. Irá beneficiar diretamente 14 municípios e pretende melhorar a oferta hídrica, voltada para potencializar o plantio de grãos e frutas na região das várzeas. 

Nesta primeira etapa do projeto, estão previstas as construções de barragens nos rios Pium e Riozinho, contemplando 27 mil hectares beneficiados com subirrigação, ampliando em duas vezes e meia a capacidade produtiva da região. Ao final de todas as etapas serão 300 mil hectares de áreas irrigadas. 

Presenças

O evento foi prestigiado ainda pelo deputado estadual José Geraldo de Melo Oliveira, pela deputada federal Dorinha Seabra Rezende, prefeitos, secretários estaduais e lideranças políticas e moradores da região.