Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Danilo de Melo Souza havia admitido que o hino do Tocantins poderia ser alterado

Danilo de Melo Souza havia admitido que o hino do Tocantins poderia ser alterado Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Danilo de Melo Souza havia admitido que o hino do Tocantins poderia ser alterado Danilo de Melo Souza havia admitido que o hino do Tocantins poderia ser alterado

O secretário Eduardo Siqueira confirmou que o governador José Wilson Siqueira Campos resolveu oficializar a obra de Genésio Tocantins como hino oficial do Estado. A obra de Genésio foi adotada como canção-símbolo do Estado do Tocantins pela Lei Estadual do Tocantins 1367 de 2002.

O secretário de Educação e Cultura, Danilo de Melo Souza, em entrevista ao Conexão Tocantins havia admitido que o hino do Tocantins poderia ser alterado. Ele preside uma comissão montada pelo governador Siqueira Campos com o intuito de estudar possíveis alterações no hino. A lei estadual nº 977, de 30 de abril de 1998 havia oficializado o hino anterior que tem letra de Liberato Costa Póvoa e a música composta por Abiezer Alves da Rocha.

A letra do hino anterior fala da história da criação do Estado e inclusive cita a participação do atual governador neste processo. “De Segurado a Siqueira o ideal seguiu/Contra tudo e contra todos firme e forte/Contra a tirania/Da oligarquia/O povo queria/ Libertar o Norte”, consta na letra.