Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O novo secretário de Saúde de Palmas, o médico petista Nicolau Esteves assumiu nesta quinta-feira, 13, a pasta da Saúde da capital. A cerimônia de posse foi prestigiada por vários secretários da gestão do prefeito Carlos Amastha (PP), pelos deputados do PT, Amália Santana e José Roberto Forzani além do presidente do PT, Donizeti Nogueira. Várias outras lideranças petistas também participaram da posse inclusive o pré-candidato no Processo de eleição direta da legenda, Julio Cesar Brasil.

O gestor afirmou que a escolha de Nicolau foi sua. “Fiquei muito feliz com essa indicação porque é um quadro que não tenho nenhuma restrição e por outro lado tem todas as condições de dar conta do recado”, frisou. O prefeito disse ainda que nos últimos meses a saúde não mudou de patamar e que por isso é necessário fazer mais que  o “arroz com feijão”.

Segundo Amastha fazer política com os companheiros não é dar emprego para aliados. “Estamos fazendo uma aliança que fortalece a instituição e que com certeza o maior beneficiário será o cidadão”, disse. O gestor frisou a boa relação do PT com o ministro da Saúde que também é do partido. “O ministro sempre tem sentimento especial pelos seus aliados mais diretos”, disse. Amastha ainda disse que "é uma honra enorme ter Nicolau como secretário".

Em seguida o secretário agradeceu os companheiros do partido e elogiou o perfil do prefeito. “Não sei se tenho a competência necessária, mas vou colocar à sua disposição todo meu conhecimento, toda minha experiência”, frisou ele que prometeu ainda lealdade. Ele conta que na próxima semana já dará andamento para o primeiro consórcio municipal na área. “Os prefeitos sofrem porque conseguem no máximo contratar o clínico geral menos os especialistas e nós vamos ajudar”, frisou

Esteves assume a pasta após ter ficado por cinco meses no comando da Secretaria Estadual da Saúde ano passado. Segundo ele já afirmou ao Conexão Tocantins sua saída da secretaria foi motivada por questões pessoais.

A promotora de justiça Maria Roseli de Almeida Pery também prestigiou o evento assim como alguns médicos.

O secretário chegou atrasado no evento por quase uma hora, segundo a assessoria do prefeito, por falha de comunicação na agenda já que o horário do evento foi alterado.

Questão política

Esteves foi indicado pelo PT, que passa a integrar oficialmente a gestão do prefeito após acordo fechado entre os dois partidos para a eleição do próximo ano. A intenção é que as duas legendas consigam mais aliados para construírem uma chapa contra o governo estadual. Os principais representantes do PT falaram no evento e desejaram boa sorte ao novo secretário. Nogueira disse que o PT não vai medir esforços para trabalhar pela Saúde.

O único vereador do partido em Palmas, Waldson da Agesp chegou no final do evento e também se colocou á disposição do secretário.

Perfil                                   

Nicolau Carvalho Esteves tem 60 anos e é medico graduado pela Faculdade de Medicina de Barbacena (MG). Ele também é administrador de empresas formado pela AIEC - Associação Internacional de Estudos Continuados. O gestor cursou MBA em Gestão Empresarial na Fundação Getúlio Vargas e é mestre em Administração pela Fead. Durante a sua carreira profissional atuou como professor universitário na Faculdade de Medicina de Barbacena, onde também foi diretor geral. Nesta mesma cidade, atuou como secretário municipal de saúde. É acionista de várias instituições de ensino do Tocantins e de Minas Gerais, da refinaria Nacional de Petróleo Vegetal e da empresa de mineração Ecosteelbrasil.