Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

A programação da 18º edição da Expobrasil 2013 – maior feira de exposição agropecuária da Região Central do Estado – foi aberta oficialmente na noite desta quarta-feira, dia 12, em grande estilo. Autoridades políticas, expositores e um público aproximado de dez mil pessoas na arena prestigiaram o evento, que contou com a presença do secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café. A feira, que conta com uma vasta programação, se encerra no domingo, dia 16 de junho, no Parque de Exposição Newton José de Moraes, em Paraíso do Tocantins. 

Antes da abertura do evento, ao descerrar a placa de inauguração do recapeamento das ruas e avenidas do Parque, Jaime Café frisou. “Esta é uma obra que  o Governo do Estado demonstra a valorização dos produtores, expositores e sociedade em geral em proporcionar melhor estrutura para realização da Expobrasil”, ressaltou, acrescentando que “A Expobrasil é uma das maiores feiras do Estado, mostrando a força do agronegócio tocantinense,  uma vitrine que demonstra a evolução das atividades do setor agropecuário na Região Central”.  

Segundo o presidente do SRP – Sindicato Rural de Paraíso do Tocantins, Paulo Armando Milhomem, a feira, mais uma vez, mostra o crescimento do agronegócio. “Apenas no leilão de gado de corte conseguimos movimentar R milhões. Isso demonstra o avanço do setor agropecuário da Região de Paraíso”, ressaltou, complementando que os recursos e investimentos de parceiros são importantes na realização da Feira. “Também não podemos deixar de agradecer ao governador Siqueira Campos o recapeamento asfáltico do parque, para assim melhor receber os visitantes nesta festa tão linda”, disse.  

Presente na abertura do evento, o prefeito de Paraíso, Moisés Avelino, informou que os avanços que a Expobrasil vem conquistando são frutos de esforços conjuntos. “Esse crescimento acentuado é graças à parceria dos governos, municipal, estadual e federal, que juntos investem na melhoria do setor agropecuário”, argumentou.

Dados

A expectativa dos organizadores é que um público de 150 mil pessoas visite a feira durante toda programação e gere R$ 15 milhões em negócios. O município de Paraíso possui um rebanho de quase 1,5 milhão de cabeças, sendo o gado de corte a maior força pecuarista. A região também desponta na agricultura, com mais de 90 mil hectares de plantio de grãos. 

Apoio

A Expobrasil conta com dezenas de estandes onde estão reunidos diversos setores da agropecuária, comércio e serviço.