Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Com o objetivo de fomentar ações que promovam experiências culturais e artísticas, o Programa Mais Cultura na Escola irá financiar 5 mil projetos culturais em todo o País. As escolas contempladas receberão entre R$ 20 e R$ 22 mil reais para investir em atividades culturais em diversas linguagens artísticas e manifestações da cultura. No Tocantins 318 escolas foram pré-selecionadas para participar do Mais Cultura, e terão o prazo até 30 de junho para aderir ao programa.

As pré-selecionadas são escolas públicas que trabalham com os Programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador. A unidade escolar que aderir ao programa deverá elaborar um Projeto em parceria com uma iniciativa cultural jurídica ou física, com histórico de atuação em atividades da cultura popular da comunidade ou em atividades de divulgação desta cultura.

O Plano de Atividade Cultural deverá prever atividades dentro ou fora da escola, e abordar um dos nove eixos temáticos: residência de artistas para pesquisa e experimentação; criação, circulação e difusão da produção artística; promoção cultural e pedagógica em espaços de cultura; educação patrimonial; cultura digital e comunicação; cultura afro-brasileira; culturas indígenas; tradição oral e educação museal.

Conforme a coordenadora do Programa Mais Educação, Nelma Maria Matias Pinheiro, as escolas que fizerem adesão ao programa deverão encaminhar o Plano de Atividade Cultural até 20 de junho para a Secretaria da Educação e Cultura.

A iniciativa é uma parceria entre os Ministérios da Cultura (MINC) e da Educação (MEC), Secretarias de Educação estaduais e municiais.