Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Bastidores

Informações de bastidores e inclusive de alguns membros do PV citaram como um dos motivos principais para o distanciamento do partido da base do governador Siqueira Campos a relação institucional entre governo e o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, adversário político de Lelis. A decisão do PV foi tomada após consulta a líderes e membros e é o primeiro passo para que a legenda caminhe para um projeto político protagonista para 2014 já que a meta é alçar voos maiores aproveitando inclusive a aprovação e o cacife eleitoral de Lelis na capital.

Segundo a fonte, a parceria do governo com a prefeitura em algumas demandas não teria deixado o pevista satisfeito e confortável. Lelis foi o candidato do governo no pleito do ano passado e ingressou com um Rced contra Amastha onde tenta provocar a cassação do prefeito.

A gota d’água teria sido o aniversário de Palmas onde, na ausência do prefeito que estava em viagem internacional, Eduardo desfilou com membros da equipe da prefeitura e teve inclusive tratamento especial na festa que aconteceu em Taquaralto. A parceria entre Estado e prefeitura para a festa também teria incomodado. Enquanto isso Lelis foi um dos mais críticos à ausência do prefeito no dia do evento principal.

Para alguns Palacianos, o rompimento do PV seria uma resposta para a abertura para uma relação institucional amigável entre Eduardo Siqueira Campos e o Amastha. Um encontro teria acontecido recentemente entre Eduardo e Lelis onde eles teria conversado mas sem entrar em entendimento sobre o assunto. Aliados de Siqueira consideram que a poeira pode baixar e para 2014 o partido pode retornar ao berço Siqueirista.

Deputado nega

O deputado negou veemente ao Conexão Tocantins tal informação de bastidor. “ Isso não procede de maneira alguma. A eleição de 2012 é página virada. O que nos moveu na nossa decisão foi o futuro”, conta. O parlamentar ressaltou que o posicionamento da legenda é em razão dos projetos para 2014 onde o partido pretende se fortalecer e construir uma caminhada em prol de um projeto próprio para o próximo ano. O partido vai intensificar o PV na Estrada, “ Não foi um sentimento de insatisfação que nos moveu nessa decisão”, frisou.