Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

A primeira noite do 13º Arraiá da Amizade, de Gurupi, foi movimentada e recheada de atrações locais que animaram o público presente. Além de apresentações das quadrilhas da Apae, da Terceira Idade e da Escola Municipal Gilberto Rezende, que emocionaram os presentes, a noite foi animada por Zequinha do Acordeon, Skema Brasil, e ainda pela escolha da Rainha do Arraiá.

Antes mesmo de iniciar a programação da festa junina, os agricultores familiares, que participam do Encontro e Feira da Agricultura Familiar de Gurupi, já comemoravam o resultado parcial das vendas dos produtos hortifrutigranjeiros, expostos durante o evento. Os produtos também ficarão à disposição para comercialização durante toda esta sexta-feira e no sábado.

Outra atração foi o grupo de acadêmicos do curso de Artes Cênicas do IFTO, que contaram a história de Maria Bonita e ainda montaram uma casa com exposição de artigos que contam a história do povo sertanejo.

Depois das apresentações, o público se encantou com a disputa da Rainha do Arraiá. Cada um dos quatro grupos de quadrilha levou muita animação e criatividade para o palco com a exibição dos números especialmente preparados para a escolha da Rainha. O corpo de jurados foi composto pelo professor de teatro Audimar Dionísio, pela conselheira estadual de cultura, Doralice Loureiro da Mota, e pela assessora executiva da Secretaria Estadual de Educação e Cultura, Ana Elisa Martins; que avaliaram elegância, carisma, desenvolvimento, dança e figurino.

Ao final da competição Rafaela Alves Barros, do grupo Batidão Caipira, foi escolhida a Rainha do 13º Arraiá da Amizade, com 128 pontos. Como premiação ela recebeu R$ 700,00 e um abadá do bloco Tô Nem Aí. Em segundo lugar ficou Evani Barbosa, do grupo Os Matutos de Gurupi, com 127,05 pontos, que ganhou R$ 300,00 como premiação.

Já nesta sexta-feira (21/06), além das tradicionais comidas típicas, apresentações artísticas e também acontece o concurso de quadrilhas com a disputa de quatro grupos. E durante o dia tem palestras e também comercialização dos produtos dos agricultores familiares. As palestras serão realizadas dentro do Centro Cultural Mauro Cunha e abordarão vários temas como: compra direta da agricultura familiar, crédito rural, associativismo e cooperativismo, cultura da seringueira, piscicultura e apicultura, entre outros. A estrutura está mondada na Praça do Centro Cultural Mauro Cunha.

“Gurupi é um município com vocação agrícola e nós resolvemos fazer a festa junina juntamente com o encontro e feira da agricultura familiar para tentar dar mais possibilidades de comercialização para os produtores. E o São João é uma tradição em nossa cidade e eu entendo que é um dever do poder público fortalecer a cultura, oferecendo oportunidades para os nossos artistas e ainda mais opções de lazer ao povo gurupiense”, afirmou o prefeito Laurez Moreira que prestigiou a primeira noite do 13º Arraiá da Amizade.

Autoridades

O 13º Arraiá da Amizade está sendo realizado pela Prefeitura de Gurupi, por meio das Secretarias Municipais de Cultura; Desenvolvimento e Meio Ambiente; Comunicação; do Idoso; Abastecimento e Cooperativismo; e de Juventude, Esporte e Turismo, e conta ainda com a parceria da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado, por meio da Ruraltins, e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário e Regularização Fundiária.

Além dos secretários municipais e representantes do Ruraltins, estiveram presentes na primeira noite do Arraiá da Amizade, o presidente da Câmara de Vereadores, Cabo Carlos, os vereadores Lêca, Dr. Macedo, Ataíde Pereira, Marilis Fernandes, Gleydson Nato e Walter Junior. Quem também prestigiou a festa foram o deputado federal Angelo Agnolin, a deputada estadual Josi Nunes, o secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alan Barbieiro, o secretário estadual de Desenvolvimento Agrário e Regularização Fundiária, Irajá Abreu, a desembargadora presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Angêla Prudente.

Programação

21/06 – Sexta-Feira

·         08h - Reinício das atividades/Inscrições  para as palestras

·         08h30  -   I Palestra: Compra Direta da Agricultura Familiar Com Doação Simultânea

             Palestrantes: Dr. Vilmondes de Castro Macedo – Presidente da Conab – e Adenieux Rosa Santana – Representante Ruraltins

·         9h30 - II  Palestra: Agentes Financeiros

Palestrante: Janser Teles de Azevedo – Gerente do Banco da Amazônia - Gurupi – e Maione Cirqueira Lopes – Banco do Brasil Gurupi

·         10h30 -  Intervalo

·         10h30 -   III Palestra: Associativismo e Cooperativismo

Palestrante: Dr. Hugo Zanett - Responsável pelo Setor de Cooperativismo do  Ruraltins

·         11h30   IV   Palestra: Cultura da Seringueira

Palestrante: Dr. Alissom Pesquisador da Embrapa Florestas

·         12:30h.   Almoço

·         16h.   Organização das bancas para comercialização

·         Apresentação Cultural  - Formoso do Araguaia

                Banda Pau e Corda, balé característico e repentista

·         Apresentação cultural – Baianas 

·         21h30.  Quadrilha convidada -  Escola Estadual José Seabra Lemos  

·         22h.  Apresentação das quadrilhas gurupienses – disputa              

·         23h.   Show  Regional