Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Com a finalidade de atuar diretamente na proposição e execução de políticas para o desenvolvimento econômico da Capital, empresários e entidades de classe representativa da iniciativa privada irão formalizar a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Palmas (Codep). A implantação do órgão foi articulada durante missão técnica realizada nos dias 20 e 21 de junho, em Maringá (PR), onde representantes de sindicatos e entidades comerciais conheceram o modelo econômico do município paranaense.


De acordo com o prefeito Carlos Amastha, o modelo apresentado em Maringá é possível de ser replicado na Capital. “Maringá possui uma realidade que, pelas características, podemos comparar com Palmas. Lá tivemos uma visão geral e tenho certeza de que ficou uma convicção de que podemos fazer a mesma coisa aqui.”

O prefeito ainda considerou a viagem uma oportunidade bastante satisfatória. “Foi muito positiva, tenho certeza de que todos ficaram impressionados com o que foi apresentado. Eu queria mostrar ao nosso empresariado que a iniciativa privada é responsável pelo desenvolvimento da cidade e que o poder público é apenas indutor e facilitador dos processos.”
 
Perspectivas

Seguindo os moldes do colegiado de Maringá, o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Palmas será ligado à Associação Comercial e Industrial de Palmas. De acordo com o presidente da entidade, Fernando do Vale, os empresários que participaram da agenda se reunirão ainda esta semana para afinar os preparativos para implantação do Codep. “Na oportunidade vamos repassar o que nos foi apresentado, o modelo de sucesso que está vigente em Maringá e as perspectivas positivas para a Capital.”

Fabiano ainda ressaltou: “Vamos atuar de forma efetiva em prol do desenvolvimento de políticas, auxiliando a gestão pública no planejamento a formatar um modelo adequado à nossa realidade para que Palmas se torne referência.”

A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Cleide Brandão, também destacou o aprendizado advindo da visita à cidade paranaense. “Tivemos acesso a um modelo avançado de desenvolvimento, através do qual vimos ações eficazes e criativas que impulsionaram a economia da cidade”, disse. “Cada entidade presente firmou um compromisso em realizar aqui em Palmas o que vimos lá e, com o interesse e apoio do poder público, com certeza esse processo será facilitado”, completou. (Secom Palmas)