Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Município de Colinas do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social, realizará na sexta-feira, dia 28 de junho, no Salão Paroquial da Igreja São Sebastião, a 7ª Conferência Municipal de Assistência Social. O encontro tem como objetivo analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social- SUAS, reconhecendo a responsabilidade de cada ente federado.

Com o tema: “A Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS”, o evento acontecerá a partir das 7 horas e tem como público-alvo: Trabalhadores da área de assistência social, líderes comunitários, entidades de assistência social, autoridades e comunidade em geral.

Serão discutidos seis eixos temáticos: O Cofinanciamento Obrigatório da Assistência Social; Gestão do SUAS: Vigilância Socioassistencial, Processos de Planejamento, Monitoramento e Avaliação; Gestão do Trabalho; Gestão dos Serviços; Programas e Projetos;  Gestão dos Benefícios no SUAS e Regionalização. No final da conferência, serão eleitos os delegados que devem participar da Conferência Estadual.

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Maria Nilva Ribeiro, destacou a importância da participação da comunidade. “A conferência é um evento onde são deliberadas novas diretrizes, para consolidação e ampliação dos direitos socioassistenciais de seus usuários. Por isso, a comunidade deve participar e debater a Política de Assistência Social em Colinas, para que possamos obter resultados que atendam aos seus anseios”, afirmou.

O prefeito José Santana Neto, acredita que a discussão de políticas públicas efetivas para melhorar o atendimento do SUAS é uma forma de atender as demandas da sociedade. “A Conferência é uma grande ferramenta para desenvolvermos uma gestão assertiva, pois nos permite avaliar o que foi feito e conhecer as demandas de nossa sociedade através da participação de cada cidadão na discussão sobre esse assunto”, destacou.