Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os candidatos aprovados na primeira fase do concurso para soldado da Polícia Mlitar do Estado do Tocantins começam nesta quinta-feira, 27, a realizar o Exame de Capacidade Física (ECF). Tendo caráter eliminatório, a fase tem objetivo de verificar a capacidade mínima necessária do candidato para suportar, física e organicamente, as exigências próprias do cargo. Conforme o edital, o Exame será realizado na Escola Municipal de Tempo Integral Caroline Campelo Cruz da Silva (Parque Esportivo), no setor Santa Fé, em Palmas.

De acordo com o presidente da Comissão do Concurso CFSD/2013, tenente coronel Jaizon Veras Barbosa, os candidatos deverão comparecer na data, local e horário determinados, com roupa apropriada para a prática de exercício físico, com no mínimo 30 minutos de antecedência. “Os candidatos devem estar portando documento de identidade original, comprovante de inscrição e atestado médico específico no modelo publicado no edital”, destaca. O candidato que deixar de apresentar estes documentos será eliminado do concurso.

Ao todo 540 homens e 60 mulheres realizarão o Exame. “Os testes serão realizados em dois dias, os primeiros 200 candidatos iniciarão as provas físicas nesta quinta, 27, e terminarão na sexta-feira, 28. O segundo grupo fará provas nos dias 29 de 30 e o último grupo nos dias um e dois de julho,” ressalta o presidente da Comissão.

Processo

Segundo o tenente coronel Jaizon, ao chegar ao local de prova o candidato será submetido à avaliação da estatura mínima exigida. “Será automaticamente eliminado o candidato que apresentar altura inferior a 1,63m, se do sexo masculino, e 1,60m, se do sexo feminino”, explica.

No primeiro dia os candidatos farão teste de flexibilidade, flexão de braços no solo com quatro apoios para homens e de seis apoios para mulheres, e natação de 50 metros estilo livre. Já no segundo dia será teste em barra fixa para homens e suspensão na barra para mulheres, flexão abdominal e corrida aeróbica de 12 minutos.

Conforme o presidente da Comissão, o candidato efetuará cada modalidade do ECF com intervalo mínimo de 15 minutos entre uma e outra, sendo que os candidatos serão organizados em grupos de 20 pessoas, porém, em cada exercício será avaliado de forma individualizada, acompanhado por um fiscal avaliador.

O tenente observa que é a primeira vez que o concurso da Polícia Militar pede aos candidatos à realização de teste de natação. “A finalidade é tornar o policial militar mais capacitado a atender determinadas exigências do seu trabalho”, clareia.

Candidatos

Para o candidato Alexandre de Paiva Pereira, 19 anos, o preparo para se tornar soldado da polícia militar iniciou cedo. “A minha preparação começou antes mesmo da divulgação do edital de 2013, procurei editais anteriores do concurso e comecei a estudar de acordo com o conteúdo programático do edital da PM-TO 2005.”

 Sobre a segunda fase, Pereira conta como se preparou e afirma está apto a realizar a prova. “Três vezes por semana eu corria, todos os dias fazia barra, flexão abdominal e flexão de braço, já me preparando para a prova física. Neste concurso, quando foi publicado o edital, o que me pegou de surpresa foi a natação, pois nos anteriores não tinha tal prova. Como não sabia nadar direito entrei na academia e comecei a nadar, após dois meses de treino, consigo realizar a prova de acordo com o edital”, destaca.

Amílcar Peres Veiga Neto, 22 anos, da cidade de Barreiras no estado da Bahia, chegou com um dia de antecedência das provas em Palmas e foi reconhecer o local de realização do Exame. “Escolhi concorrer a uma vaga de soldado da PM do Tocantins pois estou em busca de melhores salários e condições de trabalho.” Neto assegura que está pronto para concretizar a segunda fase do concurso. “Estou com toda a documentação, como comprovante de inscrição, atestado médico e documento de identidade com foto, prontos para apresentar e estou preparado para todos os testes físicos”, ressalta