Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

O governador Siqueira Campos e a ministra o Meio Ambiente, Izabella Teixeira, assinaram nesta sexta-feira, 28, no auditório do Palácio Araguaia, o contrato doação de R$ 40 milhões para a instalação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no Tocantins. De acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), o cadastramento deverá atingir cerca de 80 mil produtores rurais de todo o Estado.

O CAR é um registro público eletrônico dos imóveis e posses rurais que reúne e integra informações ambientais. Através dele será possível o mapeamento das propriedades rurais e, assim, saber quais áreas destas propriedades devem ser separadas para reservas ambientais. 

Conforme a Semades, o recurso beneficiará 96 municípios tocantinenses que serão atendidos já na primeira etapa de implementação do CAR Tocantins. Os 43 municípios restantes serão atendidos em uma segunda etapa, com recursos próprios do governo estadual e do Programa de Investimento Florestal (FIP), administrado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

De acordo com o governador Siqueira Campos, o Cadastro permitirá trabalhos mais efetivos no sentido de preservar áreas verdes do Tocantins, sem prejudicar a produção agrícola tocantinense. “O CAR vai permitir que o produtor rural, independente do tamanho da propriedade, seja facilmente identificado. É de fundamental importância o que o recurso do Fundo da Amazônia nos permitirá fazer neste sentido. Temos que promover a sustentabilidade e estender o conceito a aspecto econômico, social e cultural para a vida das pessoas”, complementou.

O governador destacou ainda a necessidade de integrar ações para atender as demandas ambientais e produtivas do setor rural, para promover um desenvolvimento efetivo e sustentável. “Um dos maiores aliados na luta pela defesa do meio ambiente deve ser o produtor rural. Se ele não tiver o zelo necessário com isso, poderá ter problemas em suas terras, como erosões e pragas”, alertou.

Abertura de diálogo

Na mesma linha de pensamento, a ministra Izabella Teixeira destacou que é de suma importância abrir o diálogo entre as frentes rurais e ambientais. Para ela, o Brasil hoje passa por um sério dilema envolvendo as duas causas. “Nós devemos analisar a atual situação sob dois aspectos. Somos o país que tem a maior biodiversidade do planeta e somos o país que mais produzirá alimentos até 2.030. Não estamos em espaços antagônicos neste assunto. Temos que aprender a andar de mãos dadas”, disse.

Para a ministra do Meio Ambiente, o CAR permitirá maior conhecimento das propriedades rurais e será um fator relevante para o mapeamento das questões ambientais nesses terrenos. “Nós temos hoje 600 milhões de hectares de áreas degradadas no país e muito por irresponsabilidade com um bem que o país cedeu de graça para todos”, alertou.

Da mesma forma, a senadora Kátia Abreu, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, frisou que o diálogo entre o setor rural e as entidades de defesa ambiental será um ponto importante para o desenvolvimento sustentável do setor. “Com o CAR nós teremos um sistema transparente onde poderemos sensibilizar o produtor rural sobre a importância de preservar matas ciliares, nascentes e outros aspectos. Isso é muito importante para as empresas rurais. As propriedades degradadas, sem zelo pelo meio ambiente, são propícias para pragas nas lavouras e doenças nos rebanhos”, pontuou.

Tocantins referência

Presente no encontro, o representante o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Guilherme Lacerda, destacou a importância estratégica do Tocantins para a implementação de ações que integram produtores e defensores da causa ambiental. Para ele, as características geográficas do Estado foram fator preponderante para tornar o Tocantins um dos primeiros a receber o recurso do Fundo da Amazônia. “O Tocantins é uma referência simbólica por vários fatores. Ele está no meio do Brasil, é uma área de bioma de transição entre cerrado e Amazônia e tem um dos maiores rios, que é o Araguaia”, explicou.

O CAR

O Cadastro Ambiental Rural é um registro público eletrônico, obrigatório para todas as propriedades rurais do país, com objetivo de reunir e integrar informações relacionadas às áreas de preservação permanente, reserva legal, vegetação nativa, áreas de uso restrito e áreas consolidadas.

Com o CAR fica mais fácil do Governo fazer o monitoramento, a fiscalização e o controle do desmatamento ilegal nas propriedades, além de viabilizar um melhor planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

Presenças

Além da ministra do Meio Ambiente e do Governador, estiveram presentes na solenidade os reitores da Fundação Universidade do Tocantins, Joaber Barbosa, e da Universidade Federal do Tocantins, Márcio da Silveira, o presidente da Itafós MbAC, Roberto Buzato, o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alan Barbiero, o diretor de Meio Ambiente, Guilherme Lacerda, o presidente do IBAMA, Volney Zanardi, o presidente da Assembleia Legislativa, Sandoval Cardoso. Na plateia, acompanharam o evento o secretariado do Estado, prefeitos e os deputados estaduais Osires Damaso, Carlão da Saneatins e Toinho Andrade. (ATN)