Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A direção estadual do Partido dos Trabalhadores finalizou em Porto Nacional com a presença de dirigentes e autoridades locais mais um ciclo de debates neste domingo, 30, entre os temas em debate, o Processo de Eleições Diretas (PED) do partido, o apoio às manifestações lideradas pela juventude e a reforma política. Outro município a organizar atividade de formação neste final de semana foi o de Couto Magalhães, administrado pelo prefeito petista, Ezequiel Guimarães, onde o partido comanda a gestão do poder executivo municipal a três mandatos consecutivos.

Durante exposição o presidente estadual do PT, Donizeti Nogueira, ressaltou a importância da realização de uma reforma política no país para moralizar e fortalecer a politica como instrumento de transformação "existe uma elite conservadora que mercantiliza a prática política e a compreende como algo privado" pontua Nogueira que ainda destaca "o PT é o partido da liberdade, da transparência, do combate à corrupção e desde a sua fundação vem assumindo as lutas pelo combate a presença do poder econômico nas eleições e defendendo o financiamento público de campanha"

Para o ex-prefeito de Porto Nacional, Paulo Mourão, o atual sistema político requer mudanças urgentes, pois, a atividade política deve ser pautada pelas demandas da sociedade e não do poder econômico "o Brasil precisa aprovar o financiamento público de campanha para combater a compra de votos" disse Mourão.

PED

O processo de eleições diretas (PED) do partido também foi tema de debates durante os encontros de formação. O professor e ex-prefeito de Couto Magalhães, Julio César Brasil, ressaltou que a conjuntura política do momento exige à construção de uma unidade partidária "Precisamos somar forças para fortalecer o partido em todo o Estado e consolidar o projeto de candidatura própria do PT ao Governo Estado e ao Senado para as próximas eleições".

Mulheres

A deputada estadual e secretária estadual de Mulheres do PT, Amália Santana, defendeu nos encontros de formação maior participação das mulheres na política "estamos lutando para que as mulheres ocupem mais espaços de destaque neste meio" disse Santana.

Durante palestra sobre inclusão de gênero a Superintendente da Mulher Direitos Humanos e Equidade de Palmas, Gleidy Braga, evidenciou por meio de dados que apesar de estudarem mais anos que os homens, as mulheres em sua maioria estão em carreiras menos valorizadas pelo mercado e ponderou "temos que garantir a participação de mulheres nos espaços de decisão partidários e na sociedade" defendeu Braga.

Para avançar na pauta de reivindicação feminista pela equidade de gênero, no ultimo Congresso Nacional do PT em 2012, foi instituída a paridade na composição dos diretórios em âmbito nacional, estadual e municipal. A partir de 2013 o PT passar a ser o único partido onde obrigatoriamente os cargos de direção devem ser ocupados por 50% de mulheres e 50% de homens.

Manifestações

Em palestra sobre a juventude petista o Secretário Estadual da JPT, Domingos Santos, ressaltou que as manifestações lideradas pela juventude, que estão acontecendo em todo o país e também no Estado, reivindicado a melhoria nos serviços públicos e o combate à corrupção são legítimas e ponderou "a Presidenta Dilma ouviu a voz das ruas e vai fazer um plebiscito pela reforma política, vivemos num país democrático onde o Governo Federal busca dialogar e trabalhar para atender as demandas reivindicadas pela população" disse o Secretário.

O Deputado Estadual, Zé Roberto, durante palestra sobre a conjuntura nacional e local apontou a necessidade de avanço na qualidade dos serviços públicos nas áreas de saúde, educação e transporte, que surgem como as principais reivindicações da população nas manifestações por todo o país. O deputado destaca que estas demandas foram levantadas no IV congresso nacional do PT no ano passado "avaliamos a necessidade que o Governo Federal avance na qualidade dos serviços públicos oferecidos a população, pois, este é o próximo passo após o aumento da renda, a redução da pobreza estrema e das desigualdades sociais conquistados nos 10 anos de Governo Lula e Dilma" disse Zé Roberto.

No Ultimo Congresso Nacional do PT também foi instituída norma que garante a juventude 20% de vagas na direção do partido em todos os âmbitos.

Acampamento da JPT

O Secretário Estadual da Juventude do PT, Domingos Santos, também convocou os jovens petistas a participarem do V Acampamento Estadual da JPT que vai acontecer do dia 19 ao dia 21 de julho na Praia de Porto Franco no Município de Couto Magalhães para debater os avanços e desafios das políticas públicas para a juventude no Tocantins e no Brasil.