Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Valério Zelaya

Foto: Valério Zelaya

Quase tudo pronto para a temporada Palmas Praia 2013. Equipes da Prefeitura de Palmas trabalham em ritmo acelerado na preparação das praias. E para conferir esse trabalho, o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), Marcílio Ávila, juntamente com uma comitiva secretários municipais, visitará na tarde desta terça-feira, 02, todas as praias, começando pela Praia das Arnos, às 15h30.

O primeiro procedimento para a revitalização das praias das Arnos, do Caju, da Graciosa e do Prata foi a substituição das telas de proteção que ofereciam riscos aos banhistas quanto ao ataque de piranhas, o qual já foi concluído. Outro trabalho concluído é a limpeza desses locais. A Seisp realizou o roço da área no entorno das praias, a capina, a retirada de entulhos e a pintura de meio-fio.

Também já foi concluída a revitalização da iluminação das praias, como a recuperação do campo de futebol e o ajardinamento do canteiro central da Praia das Arnos. A Prefeitura, também, já executou a recolocação da areia das Praias do Prata e das Arnos, já na Graciosa e na do Caju a nova areia já está no local, faltando apenas a distribuição, o que acontecerá ainda esta semana.

Atrações

Para a temporada 2013, nas praias da Graciosa, Prata e Arnos serão oferecidas atrações musicais, eventos culturais e esportivos em todos os finais de semana de julho, com participação de Dj’s e cantores regionais. E nas praias da Graciosa, das Arnos, Prata e Caju serão montadas estruturas denominadas Ponto do Esporte, onde os usuários terão acesso a materiais esportivos, além de jogos de tabuleiros. Também serão realizadas aulas de fitness e as atividades do projeto Ativação, que consiste em incentivar a prática de exercícios físicos orientados, avaliando as condições físicas da população e na indicação de atividades para atender às necessidades individuais.

Programação

A Praia das Arnos será o cenário do Circuito Tocantins de Vôlei de Praia, nos dias 06 e 07 de julho, e da etapa Palmas do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia, de 25 a 28 de julho. Na Praia da Graciosa acontece a Copa de Moto Aquática, nos dias 13 e 14 de julho.

A programação também conta com a primeira etapa do Campeonato Palmense de Motovelocidade, nos dias 07 e 28 de julho, na Praia do Caju.

Canoagem

A programação ainda contempla a realização do XXI Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona, que acontece de 19 a 21 de julho, na Praia da Graciosa. As provas serão disputadas nas categorias Infantil, Menor, Cadete, Júnior, Senior, Master e Canoagem Adaptada, em percursos com distâncias que varia de 3 a 28 quilômetros.

O público que visitar a Praia das Arnos poderá participar das aulas de canoagem, conhecer o funcionamento dos equipamentos e colocar em prática as orientações com passeio no lago. (Secom Palmas)