Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Alexandre Amarante

Foto: Alexandre Amarante

A bancada federal do Tocantins se reuniu, nesta terça, 9, com 34 prefeitos tocantinenses, presentes à XVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, no auditório 12 da Câmara dos Deputados.

Os prefeitos elencaram as dificuldades enfrentadas pelos municípios e apresentaram algumas reivindicações que pretendem solucionadas. A lista com as demandas relacionam cinco pontos de uma pauta prioritária da Confederação Nacional dos Municípios: o aumento de 2% no fundo de participação dos municípios – FPM, reajustes dos programas federais, encontro de contas da previdência, reposição das desonerações de IPI e CIDE e regulamentação de serviços na lei complementar do ISS.

Para os prefeitos, os comprometimentos com a folha salarial e dívidas do INSS, por exemplo, demandam soluções urgentes, como a re-divisão do Pacto Federativo, senão "os municípios podem falir, definitivamente", como ressaltou o presidente da Associação Tocantinense dos Municípios, Leonardo Cintra.

 Toda bancada federal compareceu à reunião - o coordenador da bancada, senador Vicentinho Alves, e os senadores Kátia Abreu e Ataídes Oliveira; além dos deputado(a)s federais Nilmar Ruiz, Dorinha Seabra, César Hallum, Lázaro Botelho, Ângelo Agnolin, Junior Coimbra, Oswaldo Reis e Goiacira Cruz.

O senador Vicentinho Alves reafirmou a disposição da bancada para, de forma coesa, receber e encaminhar a pauta de reivindicações dos prefeitos. O coordenador assumiu o compromisso de trabalhar pela aprovação do Orçamento impositivo para as emendas parlamentares. "Ou seja, o que propomos é tornar obrigatório o pagamento das emendas destinadas aos municípios".Vicentinho destacou, ainda, as recentes liberações de recursos por ele intermediadas juntos aos ministérios da Pesca e da Saúde.

Durante seu pronunciamento, o Senador Vicentinho Alves registrou uma homenagem ao senador João Ribeiro, ausente da reunião devido a afastamento do Senado para tratamento de saúde."Gostaria de cumprimentar a todos os prefeitos e prefeitas e todos os membros da bancada fazendo o registro do trabalho realizado pelo senador João Ribeiro, que se pudesse, neste momento, estaria aqui, conosco, trabalhando em prol dos tocantinenses", afirmou Vicentinho. O registro foi bastante aplaudido pelos presentes.