Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Cidade considerada como berço da cultura tocantinense, Porto Nacional localizada a 60 quilômetros de Palmas, no centro do Tocantins, comemora esse fim de semana, sábado dia 13, 152  anos de emancipação política e 275 anos de história. Todos os anos na semana do aniversário da cidade é realizado um Encontro Cultural. Esse ano o evento acontece no Circuito Cultural Beira Rio, teve inicio na terça feira dia (9) com o show da cantora gospel Fernanda Brum e segue até domingo (14), com o show da cantora Paula Fernandes.

O Encontro Cultural é momento de unir diversas classes culturais, onde acontecem apresentações artísticas, festival de musicas, apresentações desde a influência indígena, domicana, do artesão, da capoeira, da Festa do Divino, o Tambores do Tocantins, até a fase contemporânea, com a formação do lago.

A secretária de cultura do município, Vita Parrião, diz que a programação busca apresentar à cultura, a identidade, a memória e a tradição de Porto Nacional, que é considerada o berço cultural do estado.

Comemoração

 No dia 13 aniversário da cidade, está programado um desfile cívico na Praça do Centenário a partir das 8 h da manhã. Já á noite apresentação com o show da Banda Mestre Adelino com os alunos do coral e Show com a cantora Quésia Cravalho, no Circuito Cultural Beira Rio. Na ilha de Porto Real show com a banda nacional Trio da Huanna, a partir das 18 h. Encerrando a programação do aniversário da cidade o show mais esperado da cantora Paula Fernandes, no Circuito Cultural as 22 h. (Com informações da ATM)