Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A secretária estadual de saúde, Vanda Paiva, recebeu nesta quarta-feira, 17, o  secretário municipal de saúde, Nicolau Esteves, para tratar dos repasses do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU. A partir da próxima semana o Estado irá repassar para a prefeitura de Palmas R$ 1.014.797,00.

O Samu 192 faz parte da política nacional de urgências e emergências, e ajuda a organizar o atendimento na rede pública prestando socorro à população em casos de emergência.

O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.

 Ministério da Saúde repassa 50% da verba para manter o Samu, o que corresponde a cerca de R$ 235 mil por mês no caso de Palmas. O município e o Estado completam esse valor com 25% de cada um.

Ainda na reunião  Nicolau Esteves comunicou a secretária Vanda Paiva que foi aprovado nesta terça-feira, 16, na Câmara de Vereadores de Palmas o Projeto de Lei nº 23, que autoriza doação de áreas no setor Aureny  I, onde se localizava o prédio da Unidade De Pronto Atendimento – UPA SUL  ao Governo do Estado para construção da nova unidade do Hospital Infantil de Palmas