Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

“Grande arrastão da limpeza” é o que define a ação conjunta realizada pela Agência Municipal de Turismo (Agtur), Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semdu) e Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis da Região Centro Norte de Palmas (Ascampa), neste final de semana. A equipe passou pela praia do Prata e dos Buritis no sábado, 20, e na praia do Caju e das Arnos no domingo, 21.

A ação, que tem como lemas “eu curto e preservo”, “lugar de lixo é na lixeira” e “povo educado, praia limpa”, foi realizada com a distribuição de sacolas e material informativo sobre acondicionamento de lixo, preservação dos recursos naturais, dentre outros. Além disso, a equipe recolheu todo o lixo encontrado durante o percurso da ação educativa e ambiental.

"Fiquei feliz com a receptividade das pessoas, fomos muito bem recebidos pelos frequentadores, muitos deles nos parabenizando pela campanha, outros pedindo mais sacolinhas para colocar o lixo. A avaliação da ação é muito positiva, pois percebemos que a população entendeu que ela também é responsável pela limpeza da praia", pontuou o presidente da Agtur, Cristiano Rodrigues.

Segundo o secretário interino da Semdu, Evercino de Moura Júnior, o turista começou a entender que a praia precisa estar limpa para que ele possa aproveitar melhor, porque o ambiente fica muito mais agradável. “Temos que conscientizar as pessoas de que a limpeza depende também delas e não só do poder público e nós gestores vestimos a camisa para desenvolver essa atividade”, explicou.

Para  Dona Rosalina de Oliveira, catadora da Ascampa, que já realiza esse trabalho diariamente, foi gratificante compor esta equipe para colaborar na campanha. “Gostei muito de participar com o pessoal desta campanha, apesar dos obstáculos que a gente já conhece, às vezes as pessoas não recebem a gente bem, mas, no final, o resultado é válido, estamos à disposição para colaborar”, ressaltou.

As amigas, Francisca Daiane Leite da Silva, operadora de caixa, e a estudante, Katy Rodrigues Costa, que frequentavam a praia do Caju aprovaram a campanha. “A limpeza da praia depende também da população”, concluíram. Ainda no Caju, o servidor público de Porto Nacional (TO) Kleber Gomes Pinto, que estava acompanhado da esposa e das duas filhas disse que apoia a iniciativa porque “entende que é muito difícil mexer com pessoas, para fazer com que elas colaborem, pois tem muita gente mal educada”, justificou.

Na praia das Arnos, a empresária Silvana de Sousa, que levou a sobrinha de Teresina (PI) para conhecer a praia, já trouxe a sacola de casa e deu um ótimo exemplo de cidadania. “Cada um tem que fazer a sua parte, eu sempre trago de casa, precisamos limpar para não poluir, pois diversão e sujeira não combinam”, frisou. (Secom Palmas)