O Movimento Pró-BR-010 fez uma avaliação dos serviços preliminares de conservação da rodovia federal no trecho de mais ou menos 50 km, entre Aparecida do Rio Negro e Rio Sono. O serviço composto de um simples patrolamento foi concluído no início desta semana e para o movimento foi importante em se comparando com o estado anterior da estrada, mas a organização garante que o serviço ainda não oferece um tráfego com segurança adequada.
O Pró-BR afirma que a maior parte da estrada melhorou, mas o fato de apenas ter sido passado a lâmina da patrol, muitos lugares produziu uma terra solta que pode levar perigo aos condutores, principalmente aqueles que trafegam de moto. Nos pontos aonde a terra se soltou em função do serviço da motoniveladora e do tráfego local, normalmente surgiu erosões que ficam escondidas debaixo da terra fofa e exige um maior cuidado para os motoristas. Outro fator é o grande volume de poeira produzido nestes pontos mais críticos em função de ainda não ter se colocado o cascalho.
O movimento esclarece que o serviço de conservação não se trata somente da raspagem da estrada. A conserva é composta também de encascalhamento de todo trecho sem pavimentação, construção de pontes, recuperação da parte asfaltada e roçaguem das margens da rodovia. Apesar disso, a empresa EHL responsável pela manutenção, afirma que só retornará para a realização dos demais serviços, após o retorno ao trabalho dos funcionários do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte – Dnit, que se encontram em greve nacional.
“Consideramos um passo importante nesse primeiro reparo, mas o ideal é a pavimentação completa da estrada, enquanto isso não ocorrer, que seja realizado pelo menos os serviços já mencionados, para então se ter uma trafegabilidade com mais segurança e conforto”, assegura o movimento.
O grupo representativo garante que pretende entregar à presidente Dilma um documento solicitando a inclusão da BR-010 no PAC-2, quando da vinda da chefe maior do executivo nacional, na cidade de Gurupi, no dia 5 de agosto.